Página inicial > Últimas Notícias > Enade 2020 é prorrogado para edição de 2021

Enade 2020 é prorrogado para edição de 2021

• Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 13h20
  • Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 13h22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, para a edição de 2021, a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aos cursos cuja avaliação estava prevista para a edição de 2020. A prorrogação foi feita devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na educação superior brasileira. Na edição de 2021, o Enade será aplicado para avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às áreas de avaliação referentes ao ano II do ciclo avaliativo.

A prova será realizada no dia 14 de novembro de 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai publicar edital regulamentando o Enade 2021 e estabelecendo os aspectos indispensáveis ao Exame, como cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior (IES) e dos estudantes, dentre outras diretrizes.

Os estudantes habilitados para o Exame são os Ingressantes, ou seja, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, os Concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura, que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022 e os Concluintes de cursos superiores de tecnologia, que são aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou que estejam com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2021.

Os resultados do Enade 2021 serão divulgados pelo Inep de acordo com cronograma definido em edital. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Áreas de avaliação relativas ao grau de licenciatura (Com destaque para os cursos ofertados pelo IFPA)
a) Artes Visuais;
b) Ciência da Computação (Licenciatura em Informática é similar e, portanto, participa);
c) Ciências Biológicas;
d) Ciências Sociais;
e) Educação Física;
f) Filosofia;
g) Física;
h) Geografia;
i) História;
j) Letras - Inglês;
k) Letras - Português;
l) Letras - Português e Espanhol;
m) Letras - Português e Inglês;
n) Matemática;
o) Música;
p) Pedagogia; e
q) Química;

Áreas de avaliação relativas ao grau de bacharel (Com destaque para os cursos ofertados pelo IFPA)
a) Ciência da Computação;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Design;
e) Educação Física;
f) Filosofia;
g) Geografia;
h) História;
i) Química; e
j) Sistemas de Informação; e

Áreas de avaliação relativas ao grau de tecnólogo (Com destaque para os cursos ofertados pelo IFPA)
a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
b) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; e
c) Tecnologia em Redes de Computadores.

Acesse aqui as informações em PDF.
Acesse aqui o Edital do Enade

Texto: Livea Colares | ASCOM IFPA Reitoria