Página inicial > Últimas Notícias > IFPA divulga Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades

IFPA divulga Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades

• Publicado: Quinta, 08 de Julho de 2021, 21h30
  • Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 21h30

O Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou nesta quinta-feira, 8 de julho, a Portaria Nº 1056/2021 que estabelece o Protocolo de Biossegurança a ser adotado no desenvolvimento de atividades administrativas e acadêmicas remotas e presenciais em todas as unidades do instituto. O documento deve vigorar enquanto durar o período de emergência em saúde pública causada pela pandemia de Sar-Cov-2. Não define as datas de retorno, o que deverá ser estabelecido pelos Comitês de Riscos ou Conselhos Diretores conforme as especificidades locais.

A documento entra em vigor em 2 de agosto. Os campi e Reitoria devem considerar as diretrizes para o Planejamento Institucional de Retomada das Atividades e Recomposição do Calendário Acadêmico 2021 no IFPA. As normativas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) devem também serem observadas para definir condutas preventivas e a adequação da infraestrutura. As ações de acolhimento e apoio socioemocional à comunidade devem ser descritas juntamente com as metodologias e parcerias.

Com o retorno das atividades, alunos e servidores devem zelar por si e pelos outros, seguindo as medidas de higienização das mãos, uso de máscara e etiqueta respiratória. Todos devem retornar às atividades presenciais conforme regras de bandeiramento apresentadas na portaria – preta, vermelha, laranja, amarela, verde, azul –.

O bandeiramento define o funcionamento dos setores administrativos e locais de atendimento ao público, salas de aulas (ambientes para aulas teóricas), laboratórios e ambientes de aulas práticas, auditórios, ambientes de pesquisa e extensão internos e externos aos campi do IFPA, bibliotecas, salas e ambientes compartilhados pelos docentes, restaurantes, cantinas e lanchonetes, aulas de campo e visitas técnicas ,banheiros coletivos, lazer nas áreas abertas ,quadras poliesportivas e ginásios, serviço de segurança e portaria, atividades de fiscalização de Obras, moradia estudantil.

Para mais detalhes sobre o funcionamento de cada setor conforme o bandeiramento, acesse a Portaria.

Acesse o Protocolo de Biossegurança AQUI!