Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > e-JIF Games 2021: Jogos Eletrônicos Escolares integram 14 campi
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

e-JIF Games 2021: Jogos Eletrônicos Escolares integram 14 campi

  • Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 18h26
  • Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 18h28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou a I Edição dos Jogos Eletrônicos do IFPA (e-JIF IFPA) no período de 25 a 30 de junho. As equipes vencedoras das modalidades Free Fire, Xadrez Arena e League of Legends – LoL irão representar o instituto na etapa nacional dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (e-JIF Games 2021), organizada pela Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif). A etapa nacional está prevista para setembro de 2021.

Participaram da live de abertura do E-jifpa, realizada às 18 h da sexta-feira, 25 de junho, o reitor Claudio Alex Jorge da Rocha, o pró-reitor de extensão Fabrício Medeiros Alho, a coordenadora de arte, cultura, diversidade e desporto, Maíra Fernanda Tavares de Melo, o professor de Educação Física do Campus Ananindeua, João Ricardo Alves Fecury, a representante discente Fabiana Silva. A cerimonialista Gleiciane Ribamar foi a responsável pela apresentação da live.

A etapa institucional foi estruturada em duas fases. Durante a primeira fase, intracampus, coube a cada um a organização e coordenação de suas seletivas através de seus representantes. Os campi mobilizaram as equipes locais para selecionar os representantes que seguiram para a segunda fase. Finalizada a primeira etapa, foi iniciada a organização das competições da fase intercampi.

A segunda fase contou com 21 equipes inscritas no Free Fire, quatro equipes inscritas na modalidade LoL e 28 estudantes inscritos no Xadrez. Ao todo participaram 14 campi: Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Castanhal, Cametá, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas, Santarém, Tucuruí. As quedas do Free Fire ocorreram no período de 25 a 28 de junho, as partidas do LoL ocorreram de 26 a 27 de junho e as do Xadrez foram realizadas de 28 a 30 de junho. As partidas e quedas foram transmitidas e narradas ao vivo pelo Facebook do IFPA.

A equipe da LoL (League of Legendes) do Campus Parauapebas sagrou-se campeã na etapa estadual do e-JIF 2021. Composta por alunos do curso de Eletroeletrônica e Automação Industrial, sendo os titulares Ryan Sulino Arrua, Christian Ribeiro Borges, Gabriel Leão, Pedro Henrique de Araújo Almeida, Felipe Sousa Silva e os reservas Gabryel Alves Costa e Emersom Carlos Feitosa Silva. O estudante Felipe, 22 anos, afirma que o segredo para ganhar no LoL é a comunicação e a experiência. “Como alguns estudantes do meu time tinham jogado juntos isto facilitou bastante a interação. Todos se mostraram bem sincronizados e cientes, algo crucial para a tomada de decisões, seja para garantir um objetivo ou até mesmo para recuar no momento certo”

Felipe ainda avalia que a adição dos jogos eletrônicos como modalidade de esporte no IFPA gerou inclusão. “Foi uma ótima forma de driblar as limitações impostas pela pandemia. Com essa modalidade, mesmos os alunos que não praticam os esportes tradicionais tiveram seu momento de brilhar e mostrar o seu talento fora da sala de aula”.

No Free Fire, o primeiro lugar foi conquistado pela equipe do Campus Altamira composta pelos estudantes do curso Técnico em Informática: Cibely Rafaely Sousa Gusmão, Lucas Eduardo Ferreira Reis, Ricardo Sousa Luz, Hétury Rian Costa de Almeida Valton Henrique Borges Nunes. Para Cibely, 16 anos, que pratica Free Fire desde 2018, o jogo a ajuda a reduzir o estress. Ela afirma que o segredo para ir bem é ter noção de jogo, estratégia e principalmente ter uma boa amizade com o squad. “Gostei muito de ter participado e foi uma grande alegria ser classificada para a fase nacional. Foi uma experiência nova no IFPA. De modo geral, a narração foi boa, a única coisa que poderia melhorar é as transmissões que as vezes caia a live”, avalia a jogadora.

No Xadrez feminino, o Campus Itaituba ficou em primeiro lugar devido à pontuação da estudante Izabella Adriane Santos Sousa. E o Campus Tucuruí, com o estudante de Eletrotécnica Deivid Costa Barradas, conquistou o primeiro lugar no Xadrez masculino e Erik Emerson de Souza Noronha da Silva o segundo lugar. Deivid, 17 anos, comenta que aproveitou o período de pandemia, cerca de 10 meses, para treinar e garante que isto o fez melhorar táticas e estratégias. Como dica, sugere o uso da plataforma Lichess.org, da qual ele é membro.

Na avaliação de Maíra Fernanda a competição foi acirrada, pois os estudantes já praticavam estas modalidades de jogos eletrônicos. “Foi muito positivo em número de participantes e de campi”.

Jogos eletrônicos no contexto escolar

Os jogos escolares já fazem parte do calendário do Instituto e compõem as ações estratégicas da Coordenação de Arte, Cultura, Diversidade e Desporto liga à Pró-reitoria de Extensão (Proex), na promoção da socialização dos estudantes fora do contexto de sala de aula e proporciona experiências para o desenvolvimento individual e coletivo. A realização do e-JIF leva em consideração a pandemia que impede a realização de esporte e lazer segundo regras de isolamento e distanciamento preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A modalidade Free Fire foi coordenada pelo professor Ronnaro dos Santos Jardim, Jonatas Monteiro Guimarães Cruz coordenou a League of legends (LoL) e Leonardo Zani Zamprogno o Xadrez Arena. 

Os jogos eletrônicos no IFPA têm como fundamento central a dimensão educativa e o papel de mediação e interlocução dos educadores. Com atenção no seu potencial positivo que inclui o trabalho em equipe, o pensamento estratégico, analítico e lógico, o desenvolvimento de habilidades para resolução de conflitos, necessidade de concentração e de interação social, encarar a frustração e as derrotas. A modalidade passa a fazer parte dos jogos

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página