Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA ganham medalhas na Olimpíada Paraense de Química

Alunos do IFPA ganham medalhas na Olimpíada Paraense de Química

• Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 17h15
  • Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 15h43

Esse ano, 13 alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) estão entre os medalhistas da Olimpíada Paraense de Química (OPAQ) 2020. A prova online aconteceu no dia 28 de março e os estudantes com as maiores pontuações em cada modalidade receberam medalhas de ouro, prata e bronze. O objetivo da Olimpíada é revelar jovens talentos, com aptidões para o estudo da Química, estimulando o engajamento em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área.

Do primeiro ano, Renata Pensin, do Campus Paragominas, levou medalha de ouro, Jainer Leite, do IFPA Parauapebas, ganhou prata, e as medalhas de bronze foram para Matheus de Sousa, Campus Tucuruí, e Jessily Soares, Parauapebas. No segundo ano, os medalhistas foram Elionai Souza, Campus Belém, com a medalha de prata, Anderson Alcantara e Matheus Oliveira do IFPA Parauapebas e Núbia Santiago, de Belém, com bronze. Já no terceiro ano, o ouro foi para Nicolle de Oliveira, do Campus Belém, a prata foi para Luciele Ferreira, também de Belém, e as medalhas de bronze foram conquistadas pelos alunos Ana Luiza Magalhães e Lucas Antonio Ribeiro, do IFPA de Belém e Bruno Kauan Santos, de Abaetetuba.

“Foi algo muito gratificante e que me motivou a estudar química cada vez mais! Devido às dificuldades, não tivemos uma preparação de forma presencial, estudei por vídeos na internet e tirando dúvidas de exercícios com os nossos professores. O objetivo agora é estudar bastante para darmos o nosso melhor nas próximas etapas”, conta a medalhista de ouro, Nicolle de Oliveira.

Para LucieleFerreira, que ganhou medalha de prata na competição, a vitória serviu como uma injeção de ânimo. “Fiquei muito feliz, por conta da pandemia eu estava bem desanimada em relação aos estudos, pensei em não fazer a Olimpíada. Quando vi minha colocação foi muito gratificante”, afirma a aluna do Campus Belém.

O professor do Campus Belém, Silber Luan Bentes, conta que os alunos do IFPA são estimulados a participar de competições como a Olimpíada. “Temos um projeto de ensino voltado a preparação dos alunos para as competições de Química. O objetivo é estimular os alunos com reforço e resolução de exercícios, inscrevê-los eficar atento às datas. Nos últimos anos estamos conseguindo bons resultados”, explica o Professor.

Além de entregar as medalhas, a OPAQ visa selecionar os estudantes que irão representar o Estado do Pará na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química e na Olimpíada Norte-nordeste de Química de 2020. Osquinze estudantes de maior destaque na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Além das medalhas, os estudantes do IFPA também conquistaram muitas menções honrosas na Olimpíada Paraense de Química:

1º ANO

OURO