Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Altamira amplia visibilidade de suas ações

IFPA Campus Altamira amplia visibilidade de suas ações

• Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 22h47
  • Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 22h47

Em busca de parcerias, a direção do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Altamira realizou reunião com membros do Ministério Público Federal (MPF) no dia 28 de junho. Na ocasião foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo campus quanto à educação profissionalizante na região apesar das restrições orçamentárias enfrentadas nos últimos anos.

Participaram da reunião os procuradores da República Gilberto Batista Naves Filho, Luis Eduardo Pimentel Vieira Araújo e Priscila Ianzer Jardim Lucas Bermudez, e o coordenador administrativo do MPF em Altamira Marcos Samuel.  Do Campus Altamira participaram a diretora-geral Rosângela Maria Tôrres Emerique, o diretor administrativo Leonaldo Cunha, a diretora do Departamento de Ensino Adriana Lins, a chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Dipext) Larici Keli, a chefe de Gabinete Irisley de Oliveira e a coordenadora da Assessoria de Comunicação do Campus Ananda Lopes.

A iniciativa do IFPA em procurar estabelecer parcerias com o MPF para ofertar melhor serviço à sociedade foi elogiada pelo procurador da República Gilberto Batista Naves Filho, coordenador da unidade do MPF em Altamira. O mesmo também pontuou que o Instituto poderia firmar parceria para auxiliar eventuais demandas do MPF, incluindo treinamento e qualificação de servidores em pesquisa e extensão.

Rosângela Emerique ressalta que o acordo de cooperação técnica visa fortalecer a capacidade institucional de ambas as partes. O IFPA tratou de demandas de estágios para os alunos dos Cursos Técnicos de Informática, Administração e do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de solicitar aos procuradores da República a colaboração em direcionar recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o IFPA Campus Altamira. “Segundo o Procurador, Gilberto Filho, o TAC está passando por algumas mudanças quanto a indicação do MPF e sugeriu a possibilidade de incluir outros órgãos para debatermos a respeito da utilização dessas verbas para serem direcionadas para atender o IFPA Campus Altamira. Ficou acordado que o MPF irá discutir com seus pares suas demandas e marcará uma reunião conosco”, esclarece.

A reunião com o Ministério Público foi importante para dar visibilidade ao Instituto enquanto instituição pública de ensino, de educação profissional e tecnológica. “Ações assim fortalecem e podem ajudar a conseguir recursos financeiros que atendam algumas das necessidades do Campus. E assim, todos ganham, a comunidade do IFPA, os pais, a sociedade de forma geral”, avalia a diretora-geral.