IFPA - Instituto Federal do Pará

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Pesquisa e Inovação Pós Graduação Lato Sensu Curso de Espec. em Educ. Profissional Integrada à Educ. Básica na Modalidade de Educ. de Jovens e Adultos - PROEJA

Curso de Espec. em PROEJA

Curso de Espec. em Educ. Profissional Integrada à Educ. Básica na Modalidade de Educ. de Jovens e Adultos - PROEJA

Curso de Espec. em Educ. Profissional Integrada à Educ. Básica na Modalidade de Educ. de Jovens e Adultos - PROEJA
1.APRESENTAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA
ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação
COORDENAÇÃO: Profª Sônia de Fátima Rodrigues Santos
CARGA HORÁRIA: 360 horas/aula
MODALIDADE DO CURSO: Modular presencial, contando 04 horas diárias de efetivo trabalho de docência, durante 15 dias do mês. Realizado com docentes e técnicos administrativos do quadro do IFPA e professores convidados da rede estadual e municipal de ensino, com financiamento do MEC/SETEC.
NÚMERO DE VAGAS: 105


2.OBJETIVOS

Geral:

  • Formar profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem e de prever pro-ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional de nível básico e técnico de nível médio integrada ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são implementados.
  • Específicos:
  • Formar profissionais especialistas da educação por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência no Programa de Integração da Educação Profissional de nível Básico e Técnico de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
  • Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos educacionais, bem como identificar na gestão democrática ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização do PROEJA.
  • Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional de nível básico e médio de educação de jovens e adultos.
  • Permitir o aprofundamento do conhecimento acerca da educação profissional de nível básico de nível médio e da EJA no contexto da realidade paraense.

 

3.JUSTIFICATIVA

As políticas educacionais estão cada vez mais apontando para a necessidade de se ofertar educação para todos. Há muitas políticas públicas voltadas para a inserção de alunos, com o slogan de educação para todos, como a intensificação de formas de ingresso, flexibilização dos currículos, implementação de propostas para todas as idades, entre outros mecanismos que facilitam o acesso à educação formal. 

Nas últimas décadas, a Educação de Jovens e Adultos vem chamando a atenção dos governos brasileiros. Esta nova realidade se dá porque existe a necessidade latente de formação inicial e continuada dos jovens e adultos que se encontram inseridos no mercado de trabalho, mas que não possuem o Ensino Médio, além de capacitação dos que estão fora do mercado de trabalho por não terem tido a oportunidade de estudar na fase considerada regular, sem distorção série-idade. No caso do Brasil, a EJA já enfrentou sérios problemas devido à ausência do Estado no financiamento dessa modalidade de educação.

Diante desta conjuntura que o Brasil vem passando, com as transformações no mercado de trabalho, a valorização da EJA está cada vez mais crescendo pois estão sendo criadas várias políticas públicas educacionais que permitem o acesso e permanência desta clientela no sistema formal de ensino a exemplo do PROEJA - PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

A concepção do PROEJA delineada no documento base tem como objetivo a construção de um projeto possível de sociedade mais igualitária e fundamentada em políticas de educação que forme um cidadão integral, capaz de agir de forma técnica e humana nas ações do mundo do trabalho. Esta concepção de uma educação integral, precisa ser concebida de forma pública e com qualidade tanto aos jovens egressos do Ensino Fundamental, que estão na faixa etária denominada “regular”, como aos jovens e adultos que quando estavam nessa faixa etária não tiveram oportunidade de acesso à escola ou dela foram expulsos por vários aspectos socioeconômicos, dentre eles, a busca pela sobrevivência.

A partir da leitura da realidade brasileira e do Documento Base do PROEJA, fica claro que é de fundamental importância a implementação de uma política estável voltada para a Educação de Jovens e Adultos, a qual deve contemplar a elevação da escolaridade como profissionalização, no sentido de contribuir para a integração sociolaboral de um grande contingente de cidadãos no seu direito de concluir a Educação Básica e de ter acesso a uma formação profissional de qualidade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, por ser uma Instituição Educacional engajada no desenvolvimento da formação do cidadão e do profissional qualificado, institui o Campus Belém como pólo para implantação de uma política específica na formação de professores, de técnicos e de gestores para atuarem na EJA com abrangência aos estados Tocantins, Maranhão, Amapá e demais campi do Instituto. Cria-se, portanto, a Pós Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos, com vistas à consolidação da política de formação continuada aos profissionais da rede pública de ensino.

 

 

4.MATRIZ CURRICULAR

 

DisciplinasCarga Horária
Apresentação do PROEJA 08h
A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos como Politica Pública e seus meios de Integração
 40h
Pesquisa em educação
 40h
A Gestão Escolar Democrática
 40h
Juventude e Trabalho 40h
Concepções Curriculares na Educação Profissional e na Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos  40h
Didática na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos
 60h
Inclusão e Cidadania no PROEJA
 40h
Processos Cognitivos e Culturais da Aprendizagem dos Jovens e Adultos
 40h
Oficina Temática
 12h
TOTAL360h

 

5.CORPO DOCENTE

 

Docente Titulação Docente Titulação
    
    
    
    
    
    
    
    

 

6.CONTATO

Telefone: (091)32011787
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 1155, Bloco “A”. Bairro: Marco. Belém/PA

 

Última atualização ( Qua, 02 de Setembro de 2009 14:14 )

 
Página 1 de 3