Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza quinta edição da Jornada Meninas na Ciência

IFPA realiza quinta edição da Jornada Meninas na Ciência

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 18h15
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 18h16

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg) do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou mais uma edição da Jornada Meninas na Ciência. O evento aconteceu no Campus Belém e reuniu meninas cientistas de vários municípios, a fim de aproximá-las ao papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes das bolsistas que cursam o Ensino Médio ou Graduação. A programação girou em torno da carreira feminina na ciência e contou com palestras, apresentações de trabalhos, mesas redondas e roda de conversa.

Além disso, essa edição da Jornada tem um diferencial. “Esse ano o Meninas da Ciência, além de ter um tema específico, está debatendo as carreiras femininas no campo da ciência, a gente também tem uma surpresa, um diferencial, que ele não vai se esgotar nesses dois dias de atividade, nós vamos seguir com o Meninas na Ciência, que vai ter também atividade dento do Connepi, que é o Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, que a Proppg do IFPA está capitaneando esse ano, e nós vamos ter uma atividade do Meninas na Ciência dentro desse mega evento, que vai reunir Institutos Federais do Norte e Nordeste do Brasil”, conta a Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta.

O Meninas na Ciência contribui para a integração das atividades científicas estipuladas na Chamada Interna n. 02/2023 - Meninas na Ciência - PROPPG/IFPA. Essa Chamada proporcionou bolsas de iniciação científica para jovens pesquisadoras do IFPA, visando apoiar projetos de pesquisa que promoveram e consolidaram o papel essencial que as meninas puderam desempenhar em áreas estratégicas de investigação científica. A Chamada Interna e os eventos científicos realizados pelo IFPA instigam as alunas a ingressarem no mundo da pesquisa desde o Ensino Médio.

“Eu faço parte do projeto de pesquisa do IFPA desde o final de 2021, no ano de 2022 eu fui voluntária do projeto e no ano de 2023 eu consegui ser bolsista. Foi um projeto que veio de uma base de um projeto de 2022 e em 2023 a gente implementou na área de abrangência do nosso campus. Eu acho que foi muito importante porque eu ainda não tinha entrado no mundo da pesquisa, então foi uma experiência muito boa, me encaminhou pra universidade, pra que eu possa continuar nesse ramo e espero continuar na área científica por muito tempo”, relatou a egressa do Campus Ananindeua, Eline Silva, que apresentou trabalho no evento.

A Reitora Ana Paula Palheta avalia positivamente o evento, que há cinco anos, incentiva meninas a fazerem ciência. “Nós temos tido excelentes resultados quando a gente fala de avaliação do Meninas na Ciência. Em primeiro lugar, porque a gente consegue, de fato, despertar a vocação científica e isso a gente observa quando elas voltam com novos projetos e outras pesquisas para continuar dando segmento à sua atividade cientifica, e a gente também já começa a observar meninas que já concluíram o Ensino Médio Integrado e estão buscando o curso superior”, afirmou.

É o caso da egressa do Campus Ananindeua, Joyce Rodrigues, que fez o curso técnico em Meio Ambiente e agora vai iniciar a Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. “A minha jornada científica eu iniciei em 2021, que foi no primeiro ano, no Instituto Federal do Pará e, com certeza, ter essa experiência no Ensino Médio ajudou com que eu pudesse ter uma nova visão pra universidade, então com certeza eu estou buscando e eu quero continuar trabalhando nessa área de pesquisa na universidade, mas também fora dela porque tudo que a gente aprende durante o Ensino Médio, principalmente com o fomento das bolsas de iniciação cientifica, eventos como esse, acabam que formam a gente como um acadêmico completo, mas também como uma pessoa, então eu quero continuar trabalhando com isso, com certeza”, destacou Joyce Rodrigues, que estava participando do evento.

CONFIRA AQUI as fotos do evento.