Página inicial > Últimas Notícias > Campi Abaetetuba e Belém do IFPA são finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2024

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 16h54
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 16h54

O Instituto Federal do Pará (IFPA), mais uma vez, é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace 2024. A torcida deste ano é dupla, pois os projetos do campi Abaetetuba e Belém – “Agenda 2030 e as estratégias socioambientais para conservação do bioma aquático amazônico: a parceria entre IFPA campus Abaetetuba e os ribeirinhos do rio Jarumã” e “Redes sociais e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e no twitter entre 2018 e 2022” – estão entre os três trabalhos paraenses na competição. Ambos estão inscritos na área de Sociologia.

Com foco no estímulo à cultura científica, ao saber investigativo, à inovação e ao empreendedorismo de jovens e educadores da educação básica e técnica de todo o Brasil, a Febrace é promovida pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2003. Nesta edição da feira, a Mostra de Finalistas com a avaliação dos projetos de forma presencial e programação especial ocorrerão de 18 a 22 de março, na cidade universitária da USP, na capital paulista.

O professor e orientador do projeto do IFPA campus Abaetetuba, Josiel do Rego Vilhena, explica que o foco do trabalho é a Agenda 2030 e seus objetivos. O projeto é desenvolvido pela aluna Geiciane Lima de Sousa com coorientação do estudante do curso de Licenciatura em Geografia Arielson Dias e Dias. E contempla o 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “vida na água”, de conservação e promoção do uso sustentável dos recursos aquáticos.

Josiel do Rego destaca, também, que o IFPA campus Abaetetuba é um campus ribeirinho, situado às margens do Rio Jarumã, do qual dependem aproximadamente 30 famílias. Este rio sofre com os problemas de descarte inadequado de lixo e poluição diversa. Neste contexto, em parceria com as comunidades locais, os autores do trabalho estão empenhados em despertar o interesse pela conservação aquática e encontrar estratégias socioambientais para reduzir e eliminar a poluição dos rios. “O contexto geográfico ribeirinho amazônico, onde está localizado o IFPA campus Abaetetuba, apresenta aspectos sociais, culturais e ambientais exclusivos a essa instituição. Precisa ser destacado e incluído em várias de suas ações”, avalia.

O professor e orientador do projeto do IFPA campus Belém, Breno Rodrigo de Oliveira Alencar esclarece que suas alunas Wilma Beatriz da Cruz Alves e Ana Beatriz Miranda Veiga se debruçaram sobre os padrões que caracterizam o ritual do cancelamento no ciberespaço, com especial atenção para a rede social X (antigo Twitter). O objetivo do projeto é compreender a “cultura do cancelamento” por meio de leitura, fichamento e resumo de bibliografia de base, em torno dos conceitos de ritual e drama presentes nas obras de Turner (2005; 2008), Tambiah (2018) e Couldry (2005).

Breno Alencar destaca que o projeto foi contemplado pelo Edital n. 05/2022 – PIBICTI/PROPPG/IFPA/CNPq, recebeu aporte financeiro do IFPA através de verba de custeio e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio de duas bolsas de iniciação científica. “Queremos identificar e compreender as regras ou vetores que cercam cada uma das etapas que antecedem, caracterizam e sucedem o cancelamento no tempo social do ciberespaço. A pesquisa também realizará a seleção de casos de cancelamento na imprensa brasileira entre os anos de 2018 e 2021”.

A pesquisa do Campus Belém é uma das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura - NUPEC. Professor Breno Alencar destaca que a pesquisa de suas alunas é importante pois retrata e amplia o olhar sobre as relações humanas no ambiente das redes sociais digitais, revelando que comportamentos off-line se ampliam no ciberespaço, resultando em impactos biográficos significativos, com efeitos sobre a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos. “O diferencial desta pesquisa está na busca pela interdisciplinaridade teórico-metodológica entre ciências humanas e ciências da informação”.

Breno Rodrigo de Oliveira Alencar está participando do prêmio “Professor Destaque – Febrace 2024”, o vídeo submetido por ele pode ser visto aqui.

Acesse a relação dos finalistas por estado clicando aqui.

Saiba mais sobre o projeto do campus Abaetetuba aqui.

Saiba mais sobre o projeto do campus Belém aqui.

Orientações para os finalistas.