Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza I Encontro de Gestores de Extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA realiza I Encontro de Gestores de Extensão

  • Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h45
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h45
imagem sem descrição.

 

Representantes dos campi do Instituto Federal do Pará (IFPA) participaram, na quinta e sexta-feira, 16 e 17 de novembro de 2023, do I Encontro de Gestores de Extensão. O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD), na Reitoria e coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). O tema do evento foi “Ações extensionistas, diálogos e as perspectivas no âmbito da gestão”. 

O evento foi aberto pela Reitora professora Ana Paula Palheta. Na sequência, a Pró-reitora de Extensão, professora Keila Mourão deu as boas-vindas aos diretores e mediou a mesa de abertura com o tema “A transversalidade da extensão para o atendimento da sociedade”. A mesa contou com a participação do professor Leandro Machado Ferreira (gestor de Extensão do Campus Altamira) que socializou sua experiência e como vem captando recursos para realizar eventos de cultura para o campus e como os eventos envolvem a comunidade externa ao IFPA. Incentivou a todos a levar o IFPA para fora dos muros dos campi. A egressa do Mestrado ProfNIT Sheila Souza Corrêa de Melo, representante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), relatou sobre o projeto de pesquisa e inovação que, objetivou o selo de Indicação Geográfica para a Cerâmica de Icoaraci e de como a conclusão dessa pesquisa chegou na ponta, a sociedade através da extensão. O Agente Distrital de Icoaraci, Claudomiro G. dos Santos Neto, falou da importância do projeto para a associação dos artesãos de Icoaraci e os seus benefícios de identidade para a associação e para a sociedade. A Pró-reitora Keila Mourão fez o fechamento da mesa enfatizando a transversalidade da extensão, inerente ao ensino, a pesquisa e inovação para um objetivo central que é o atendimento da sociedade, no caso específico, a Associação dos Artesãos de Icoaraci. 

Dando continuidade ao encontro, a professora Keila Mourão apresentou toda a equipe que compõe a Proex e os novos gestores de extensão dos campi. A professora Adrieny Bernardo, Diretora de Extensão, apresentou o fluxo de parcerias, acordo de cooperação e convênio. Nayara Melo tratou sobre estágios e editais. Glauco Lira e Laís Sousa abordaram os acordos, o Comitê de Internacionalização e Centros de Idiomas. Adrieny Bernardo e Maíra Melo falaram sobre os Comitês de Arte e Cultura e Esporte e Lazer e Rede Renneabi e NEGEDs, todos componentes da extensão. Maíra também apresentou o Módulo de Extensão no Sigaa. Os temas sobre o Núcleo de Egressos e do Observatório (NEOT) foram temas abordados pela pedagoga Fernanda Lima que, apresentou as atividades desenvolvidas entre o Comitê Interno de Atendimento ao Egresso e ao Observatório do Mundo do Trabalho. 

O Diretor de Planejamento Institucional, Tiago de Oliveira Vieira, foi convidado pela Proex para orientar os novos Gestores de Extensão sobre os indicadores de extensão e da importância de fazer o registro de todas as ações relacionadas aos indicadores. Adicionalmente, falou sobre a obrigatoriedade de informar semestralmente os indicadores que serão divulgados na Plataforma Nilo Peçanha, como por exemplo, finalidade do projeto, público atendido, percentual de estudantes e de servidores envolvidos em ações de extensão, quantidade de pessoas atendidas pelas ações de extensão, percentual de ações de extensão destinadas à inclusão de população vulnerável e etc.

A Comissão de Meio Ambiente Central, um setor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI), representada pela professora Luciana Leal, presidente dessa comissão, foi convidada para falar da inclusão da sustentabilidade nos processos institucionais. Durante o evento, ela explanou sobre a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacou a importância dos projetos desenvolvidos no instituto. Utilizou a reunião para mostrar como as ações de sustentabilidade já são desenvolvidas no IFPA por meio de projetos de extensão, de pesquisa e de ensino. Luciana apresentou um exemplo de cada um dos ODS já existentes no IFPA: 

1-Erradicação da pobreza: Avicultura Alternativa com pastagem em sistemas agroflorestais: Capacitando produtores rurais na comunidade de Jesus de Nazaré, Castanhal.

2-Fome zero e agricultura sustentável: Educação nutricional promovendo saúde e prevenindo os agravos das doenças crônicas não transmissíveis, Marabá Rural.

3-Saúde e bem-estar: Natação de portas abertas, Altamira.

4-Educação da qualidade: Mexericos na maré: popularização da ciência das artes através de podcasting, Bragança.

5-Igualdade de Gênero: Capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social como estratégia de geração de renda e inclusão, Cametá.

6-Água potável e saneamento: Qualidade da água: conscientização da importância da água para a comunidade, Conceição do Araguaia.

7-Energia Limpa e acessível: O uso consciente e eficiente da energia elétrica em residências, Tucuruí.

8-Trabalho descente e crescimento econômico: Pró-banana: Transformação social por meio do empreendedorismo na agroindústria da banana, Marabá Rural.

9-Indústria, inovação e infraestrutura: Marketing digital no comércio do pescado na microrregião do Salgado, Pará, Brasil: uma estratégia de enfrentamento aos impactos negativos da pandemia (Covid-19), Vigia.

10- Redução das desigualdades: Itinerários Formativos de Astronomia e a Inclusão Social, Bragança.

11- Cidades e comunidades sustentáveis: Adição de vidro moído como agregado cimentado em bloquetes de concreto coloridos com resíduos de reciclagem de baterias de celular, a serem instalados em piso de circulação de veículos e pessoas, Belém.

12- Consumo e produção responsáveis: Computador amigo, Paragominas.

13-Ação contra a mudança global do clima: Fortalecimento do cultivo de espécies florestais no município de Óbidos.

14-Vida na água: Sabão ecológico: a Bioquímica e a Educação Ambiental como ferramentas para sustentabilidades, Castanhal. 

15-Vida terrestre: Escolas Verdes: Produção de mudas para arborização de escolas de ensino básico no Marajó, Breves. 

16-Paz, justiça e instituições eficazes: O papel da escola nas relações de gênero e no enfrentamento da violência contra a mulher, moradora do Icuí-Guajará, Ananindeua.

17-Parcerias e meios de implementação: Está em fase de implantação de parceria com Cooperativa de Reciclagem para criar eco ponto no campus Santarém.

A Coordenação de Arte, Cultura, Diversidade e Desporto (CACDD) foi apresentada pela Coordenadora e Técnica em assuntos educacionais, Maíra Fernanda Tavares de Melo, que apresentou as diversas atuações e representatividade da CACDD, que perpassa pelas ações dos Comitês de Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Diversidade, onde estão representadas a Rede RENNEABI – Rede de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos e os NEGEDs – Núcleos de Estudos de Gêneros e Diversidade Sexual. 

Já a Coordenadora de Inclusão, Desenvolvimento e Empreendedorismo, Nayara Cristina de Melo, explicou sobre estágio e o Edital Pró-Extensão 2024. Os editais de seleção, acordos e convênios de estágios são elaborados pelos campi, pelos professores juntamente com o Diretor de Extensão. Cabe, também, à PROEX a gerenciamento do estágio interno junto ao agente de estágio, o CIEE. O acompanhamento do estágio nos campi é atividade da Pró-reitoria de Ensino. Nayara detalhou, ainda, como será a dinâmica do Edital Pró-Extensão 2024 que pode ser lançado até dezembro próximo, para iniciar em março de 2024, com período de execução de quatro meses até julho. 

Quem participa de estágio precisa, por lei, ser assegurado. Sobre este tema, Marcilene do Socorro da Silva Maciel esclareceu que o seguro é de extrema importância, pois é a garantia de cobertura em caso de sinistro durante o estágio. A cada mês, os fiscais de contrato devem encaminhar para a Proex a planilha dos assegurados para o acompanhamento e pagamento da seguradora.  O estágio é um ato pedagógico, um ato educativo escolar e deve ser supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho com vista à preparação para o trabalho produtivo do estudante.

"A responsabilidade de uma escola, colégio ou universidade não se limita à educação dos seus alunos. Entre outras obrigações, é preciso oferecer proteção a assistência em caso de acidente. E, para isso, você pode contar com o Seguro de Acidentes Pessoais Coletivos, com coberturas especificas para este segmento. A lei nº 11.788/95 torna obrigatória a contratação do seguro pelas escolas, sejam elas públicas ou privadas", acrescenta Marcilene.

A prestação de contas dos Relatórios de Extensão foi tema da fala da Técnica em Assuntos Educacionais, Thais Almeida dos Santos. Ela esclareceu que, para as contas serem aprovadas, o coordenador do projeto precisa apresentar o relatório técnico, descrevendo todas as atividades do projeto, descrevendo objetivos, metodologia, incluir os anexos comprovantes das atividades. “No Relatório Financeiro, é preciso colocar todas as notas fiscais, termos de doação se houver bens permanentes, listar todos os produtos que foram adquiridos conforme nota fiscal. E entregar dentro do prazo estipulados pelo Edital".

A Pró-reitora de Extensão do IFPA, professora Keila Mourão, considerou o encontro muito produtivo que gerou importantes encaminhamentos. Destacou que são 12 novos gestores de extensão e foi um momento de apresentar o panorama geral da extensão no IFPA, de conhecer a equipe POREX e mostrar o que se espera para os próximos anos. “Fizemos uma sinalização das possíveis atividades de extensão que poderão ser computadas na carga horária docente, já pensando na próxima instrução normativa. Foi pensado também em possibilidades de ações e atividades para o Congresso de Extensão 2024. 

O Diretor de Extensão do Campus Altamira, Leandro Machado Ferreira, comenta que o evento lhe permitiu aprender mais sobre os setores da extensão e trocar experiências com os demais gestores. “Tivemos a oportunidade de conhecer a equipe da Proex e isso nos torna mais próximos da reitoria. Voltarei para Altamira com boas expectativas, mais confiante em desempenhar meu trabalho junto a gestão e principalmente orientar nossos servidores sobre as discussões e demandas deixadas pela PROEX”, avaliou.

 

Confira quem são os diretores de extensão dos campi nesta nova gestão: 

1- Giovani Guimarães Lisboa - Cametá

2- Davison Jaime Baia de Souza - Marabá Industrial

3- Keulle Oliveira da Souza - Breves

4- Dianes Gomes Marcelino - Óbidos

5- Simone Maria dos Santos - Bragança 

6-Leandro Machado Ferreira - Altamira

7- Léa Carolina de Oliveira Costa - Castanhal 

8- Jairo da Silva-Silva - Abaetetuba

9- Héden Costa - Santarém

10- Terlys Silva - Tucuruí 

11- Rita de Cássia Ferreira de Vasconcelos - Belém 

12- Francisco Oliveira de Sousa Neto - Paragominas

13- Idel Pantoja Garcia - Rural de Marabá 

14- Fabricio Nilo Lima da Silva - Vigia

15- Jorge Lucas Pantoja do Nascimento - Parauapebas

16- Osvaldo Antonio Ribeiro Junior – Conceição do Araguaia 

17- Fábio de Oliveira Amorim - Itaituba

18-Rodrigo Antônio Pereira Júnior - Ananindeua.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página