Página inicial > Últimas Notícias > Começa curso de Extensão de Libras ofertado aos servidores da reitoria do IFPA

Começa curso de Extensão de Libras ofertado aos servidores da reitoria do IFPA

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h34
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h34

Iniciou o curso de extensão de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Nível Básico – ofertado pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) do Instituto Federal do Pará (IFPA), através do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), a servidores da reitoria. A turma é composta por 20 alunos e as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 15 às 17h, no auditório do Centro de Tecnologias em Educação a Distância (CTEAD).

A turma foi recepcionada pela chefe do Departamento de Gestão de Pessoas Cleide do Socorro Marcos da Silva Dias, a Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas Wanaia Tomé De Nazaré Almeida, reitora Ana Paula Palheta. Elas destacaram que o IFPA tem um déficit no ensino de Libras para os servidores e que precisa capacitá-los para ter o domínio desta linguagem para poder se comunicar melhor com o público surdo.

“É bom ver a turma cheia, ver o interesse e o compromisso de cada um dos servidores em aprender Libras para prestar um serviço mais inclusivo. Esperamos poder no futuro ofertar novas turmas”, externou a pró-reitora Wanaia aos presentes.

A reitora Ana Paula fez um relato da experiência que a fez buscar um curso para poder adquirir a competência em Libras. Ela parabenizou os três professores que vão ministrar o curso e a turma pelo empenho e interesse de compreender o mundo das outras pessoas que se comunicam por sinais. Disse que esta é uma ação muito aguardada. Destacou que a educação pública, gratuita e de qualidade requer atualização das práticas, precisa ser inclusiva e ofertada para todas as pessoas. E isso requer um esforço e compromisso pessoal de cada servidor para participar de atividades como esta. “Estamos trabalhando para que um dia o IFPA possa ser conhecido como inclusivo. A inclusão perpassa por relações institucionais e pessoais, pelo modo como olhamos uns para os outros. Este curso é uma forma de cuidado. O aprendizado de uma língua é um primeiro passo”.

A aula começou com a apresentação dos professores Hermínio Tavares Sousa dos Santos, Fernando do Nascimento Moller e Bethânia Alves Sena. Cada um contou um pouco da própria trajetória e as razões que os levaram a se tornarem intérpretes ou conhecedores da Libras. E detalharam que este curso de extensão é um sonho antigo que foi possível com a ajuda do servidor do Campus Belém Ivo Paes, que editou o material didático que está sendo utilizado na aula.

A servidora Tânia Maria Gonçalves Franca, que é enfermeira na Reitoria, comentou durante o período do café que sempre quis aprender Libras e que, agora, com este curso está realizando um sonho e algo muito importante para ela.

Após o café, a primeira aula foi proferida pelo professor Fernando. Ao todo, o curso terá a carga horária de 80h presenciais e 20h remotas.

A turma é composta pelas servidoras e servidores:

Antônia Doraci Guedes Alves

Claudia Andrea Correa da Silva