Página inicial > Últimas Notícias > IFPA envia professor para a República de Camarões para ministrar seminário sobre carcinicultura

• Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h29
  • Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h29

O Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Bragança, envia o professor Euclides Pereira e Silva, para a República de Camarões, a convite do primeiro conselheiro da Embaixada dos Camarões no Brasil, Dr. Paulin Martial Tchenzette, para realizar dois seminários sobre cultivo de camarões - carcinicultura. Esta viagem é resultante de parceria firmada entre o Brasil e a República de Camarões

O evento é direcionado a investidores, servidores públicos, políticos, aquicultores, produtores rurais e empreendedores. O Objetivo é apresentar os dados sobre a produção de camarão de água doce no Brasil e em diversos países do mundo; apresentar as fases do cultivo do camarão; e demonstrar as técnicas de cultivo utilizadas por aqui. E promover a trocar de conhecimentos para estimular este cultivo lá.

O professor Euclides Pereira, doutorando em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é Engenheiro de Pesca e mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ele viajou para Camarões no dia 18 de novembro e deve retornar dia 2 de dezembro ao Brasil. O evento ocorrerá em duas datas. Dia 21 – 24 de novembro, na cidade de Edea, Região Litoral do Camerões. E nos dias 27 e 30 de novembro na cidade de Ntui, Região do Centro de Camarão, e 1º de dezembro de 2023.

As aulas que ele irá ministrar em Camarões abrangerá as pesquisas relacionadas à biologia e cultivo destes animais. Abordará, também, a cadeia de cultivo de camarão de água doce, apresentando as técnicas tradicionais e alternativas, além de apresentar os dados deste cultivo no Brasil e na África. Refletir sobre as possibilidades de implantar a carcinicultura lá na República de Camarões.

"Camarões” ou “República de Camarões” é um país da África Central. A capital é Yaoundé. O país é banhado pelo oceano Atlântico, apresenta climas quentes e secos até climas úmidos, com relevo planáltico e vegetação composta por florestas e savana. Conta com uma população de 27 milhões de habitantes, e que se concentra nas áreas urbanas. A economia é pautada na exploração de recursos minerais e a agricultura.

A República de Camarões vem fazendo um esforço para superar o pesado fardo do período colonial. Vem firmando parcerias com diversas nações e entre elas o Brasil, no sentido de identificar tecnologias e inovações capazes de auxiliar no crescimento econômico e desenvolvimento social. Tem buscado soluções para diversos problemas, firmando parcerias e diálogos para expandir a cooperação entre as nações.

Nos últimos 20 anos, o Brasil tem participado da implantação de empreendimentos como estradas, aeroportos, mercados públicos, pontes e barragens em outros países. O que fomenta a exportação de tecnologia, emprego e renda para os brasileiros que vão para lá executar estas obras. Participam destas ações empresas privadas, instituições como a Caixa Econômica Federal, Embrapa, FGV, Fiocruz, IBGE, Inep, Sebrae, universidades e institutos.