Página inicial > Últimas Notícias > E-book aborda a iniciação científica como estratégia de ensino

E-book aborda a iniciação científica como estratégia de ensino

• Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 19h13
  • Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 19h13

A pesquisa é o tema central do e-book “Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas” publicado, no dia 20 de abril, pela Editora Ilustração. Voltado a licenciados, gestores escolares, técnicos-administrativos, políticos, estudantes e pesquisadores, a obra é resultante dos esforços de seus organizadores que são integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT), da qual o Instituto Federal do Pará (IFPA) é conveniado. O livro está disponível para downloads no link:  https://www.editorailustracao.com.br/livro/iniciacao-cientifica-em-ciencias-da-natureza-na-educacao-basica.

Organizado pelos professores-pesquisadores Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA), José Francisco Zavaglia Marques (UFRGS) e Keiciane Canabarro Drehmer-Marques (UFSM), o livro reúne 21 artigos que abordam diversos assuntos acerca da iniciação científica (IC) com foco nos desafios, práticas, possibilidades e metodologia: a alfabetização científica e tecnológica, iniciação à Física,  relatos e experiência com o PIBIC, IC na educação básica, IC no ensino médio, feira de ciências e uma experiência do subprojeto de Física, ensino investigativo, diálogos com o ensino de Química, possibilidades e perspectivas da IC pela visão do estudante, clube de ciências e ensino remoto, ensino de Química por investigação, narrativas docentes e multidisciplinares no contexto amazônico, decolonialidade, popularização da ciência; investigar, construir, aprender e comunicar a IC.

Sebastião Rodrigues-Moura, que é doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) e professor do IFPA campus Ananindeua, escreveu o segundo capítulo do livro, “Iniciação à Física de partículas no ensino médio:  atividades lúdicas para a sistematização de conhecimentos científicos”. O artigo apresenta a prática pedagógica desenvolvida na Educação Básica voltada para a aprendizagem científica por meio de atividades lúdicas com utilização de jogo de tabuleiro e minicongresso escolar sobre Física de Partículas como forma de sistematização de saberes.

“Ferramentas para o estudo do rio Parauapebas”, o sexto capítulo, é outro artigo escrito por professores do IFPA, Pedro Paulo dos Santos e Camila Marion, ambos do Campus Parauapebas.  Os autores relatam e analisam as experiências de IC desenvolvidas por estudantes de Educação Profissional Subsequente e Integrada ao Ensino Médio na unidade onde atuam, por meio da perspectiva Krasilchikiana e Abordagem Temática-Dialógica Freiriana. Os dois narram as experiências com IC, caracterizando o perfil sócio-ambiental de habitantes da margem do Rio Parauapebas (Parauapebas-PA), para oportunizar ao educando a prática da pesquisa de campo: delimitar o problema, realizar a coleta de dados, interação pesquisador-pesquisado, tabulação de resultados e apresentação formal de trabalho científico. Observaram que os estudantes foram capazes de dialogar, elaborar e executar o projeto de modo a compreender as particularidades do método científico adotado por eles.

A obra apresenta uma diversidade institucional e regional com participação de professores que atuam com IC no Instituto Federal do Acre (IFAC), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Goiás (UFG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Colégio Militar de Santa Maria.