Página inicial > Últimas Notícias > Campus Ananindeua e Belém são finalistas em feira científica nacional

Campus Ananindeua e Belém são finalistas em feira científica nacional

• Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 19h58
  • Última atualização em Quinta, 06 de Maio de 2021, 19h58

A conscientização e o desenvolvimento de dispositivo eletrônico sonoro para evitar desperdício de água; e o estudo sobre os impactos da midiatização sobre o aprendizado de estudantes do ensino médio profissionalizante são os temas dos dois projetos de alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2021. A votação popular está prevista para ocorrer entre os dias 18 e 27 de junho, enquanto a feira será realizada entre os dias 23 e 27 do mesmo mês.

Com o título “Dispositivo eletrônico para controle do consumo de água com arduino”, o estudante do curso integrado Técnico de Informática, Alexsandro da Silva Costa, 17 anos, do Campus Ananindeua, apresentou uma proposta para reduzir o desperdício de água por meio de conscientização da população e adoção de dispositivo que mede o volume do consumo através de um display composto por arduino e emite uma mensagem para efetuar o fechamento do fluxo de água após atingir a quantidade previamente estabelecida. “Observei que um dos maiores problema do planeta era a falta d’água e esta era a realidade em minha cidade. Então, pensei em algo que impactasse a comunidade em minha volta a respeito do desperdício. Além disso, pensei em algo que também impactasse na parte econômica e, por isso, ajudaria o consumidor a ter um melhor controle dos gastos”, esclarece o jovem pesquisador.

Alexsandro comenta que foi influenciado por um amigo que havia participado da FBJC no ano de 2020. Ele considera o evento uma ótima ocasião para fazer novos contatos que poderão lhe ajudar a desenvolver, divulgar ou até mesmo financiar seu projeto. “É importante participar de feiras, pois você pode adquirir mais conhecimentos científicos e também ampliar a visão de mundo. Sem contar o prazer que é ter seu projeto aprovado no meio centenas de outros”, destaca ele sobre a importância de participar de eventos de pesquisa com abrangência nacional.

O professor Messias de Nazaré Guimarães Ferreira Junior, orientador de Alexsandro, explica que todas as propostas enviadas pelos Campus para apreciação da comissão da FBJC foram voltadas para apresentar uma solução de determinados problemas enfrentados pela comunidade local. Relata que a proposta selecionada envolvia atividades práticas e, por conta do isolamento social imposto para frear a pandemia de Covid-19, se tornaram um tanto complicadas. “Apesar das dificuldades enfrentadas, fizemos o que foi possível para concluir e apresentar o trabalho. Algumas vezes tive que ir a casa do Alexandro deixar alguns dispositivos ou materiais, foram inúmeras reuniões remotas para buscar o melhoramento e as soluções de problemas. Valeu a pena, chegamos à final, tivemos sucesso, devido à persistência, dedicação e o envolvimento do aluno em todas as etapas do projeto”.

O projeto apresentado pelo Campus Belém foi proposto pelo estudante do curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Pablo Rodrigues Nunes de Souza com o título “Educação, cibercultura e tecnologias digitais: a midiatização e os impactos sobre o aprendizado de estudantes do ensino médio profissionalizante”. Orientado pelo professor Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, o projeto é resultante de trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura, cadastrado no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).“Além de concorrer a prêmios e oportunidade para participar da Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS), na Grécia, a aprovação do projeto, sua execução e resultados contribuem para expressar a qualidade da pesquisa em nossa instituição”, afirmou o professor Breno Alencar.

“Acredito que os campi do IFPA têm condições de aumentar este percentual de participação neste evento. Estou me programando para que, no próximo ano, possamos submeter pelo menos três novos projetos, visto que o evento, além de engrandecer o trabalho desenvolvido e incentivar a iniciação científica, oferece uma programação diversificada como palestras, workshops, atividades interativas e feira de profissões. Este realmente é um ambiente salutar para nossos alunos”, afirma professor Messias Ferreira Junior.

FBJC

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) é um evento com objetivo de estimular a produção científica nacional e o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas. A programação inclui palestras, apresentações e uma maratona de inovação, além de prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior.

Fique por dentro de tudo que ocorrerá na FBJC 2021: https://fbjc.com.br/