Página inicial > Últimas Notícias > IFPA obtém bom desempenho nos indicadores de qualidade da educação superior

IFPA obtém bom desempenho nos indicadores de qualidade da educação superior

• Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 18h03
  • Última atualização em Segunda, 03 de Maio de 2021, 20h20

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado dos indicadores de qualidade da educação superior, edição 2019. No indicador Conceito Preliminar de Curso (CPC), os cursos do Instituto Federal do Pará (IFPA) conquistaram notas 3 e 4, em uma escala de 1 a 5. Os campi Belém e Castanhal obtiveram nota 4 para os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Agronomia, respectivamente, sendo que a nota 4 expressa um perfil muito bom de qualidade. O curso de Agronomia do campus Conceição do Araguaia e os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental dos campi Bragança e Conceição do Araguaia obtiveram a nota 3, o que significa que estão dentro de um padrão satisfatório de qualidade.

O CPC é um indicador calculado com base, principalmente, na participação dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), bem como nas informações prestadas pelos cursos no Censo da Educação Superior. Realizado trienalmente, o Enade é voltado para concluintes dos cursos de graduação e abarca os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Exame, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação institucional formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. A inscrição no Exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

O Enade também é base de outro indicador de qualidade, o Conceito Enade, no qual os cursos do IFPA conquistaram notas 3 e 4, em uma escala de 1 a 5. O Campus Castanhal obteve nota 4 para o curso de Agronomia. Em Conceição do Araguaia, a nota foi 3, também para o curso de Agronomia. O curso de Engenharia de Controle de Automação do Campus Belém conquistou nota 4 e o Campus Bragança obteve nota 3 no curso de Gestão Ambiental.

IGC

O IFPA também obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, o que significa um padrão satisfatório de qualidade. A avaliação pelo IGC 2019 abarcou 2.070 Instituições de Ensino Superior (IES), das quais 63,77% alcançaram nota 3 e 21,64% obtiveram nota 4. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. O cálculo leva em conta dados referentes ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) e a avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A nota 3 significa um padrão satisfatório de qualidade, o que vem sendo mantido pelo IFPA desde o ano de 2014. Temos como meta alcançar o IGC 4 e estamos bem próximos disso. Nossas maiores apostas estão no Enade deste ano, quando teremos mais cursos participando. Os cursos são avaliados pelo Enade e, consequentemente, recebem o CPC de três em três anos. No ano passado, nós deveríamos ter tido a avaliação dos nossos cursos pertencentes ao ciclo II, o que inclui nossas licenciaturas e nossos cursos de tecnologia do eixo de informação e comunicação. Esses cursos não puderam ser avaliados em 2020 e a avaliação dos mesmos foi transferida para 2021, quando teremos, portanto, 15 cursos participando do Enade, ou seja, o triplo do que foi avaliado em 2019. Temos grande esperança de alcançar o IGC 4 neste ano, porque teremos mais cursos participando e ajudando a elevar o IGC de nosso Instituto. Mas, é muito importante ressaltar que embora tenhamos mantido o IGC faixa 3, esse indicador vem melhorando ano a ano desde 2014, se observarmos o IGC contínuo”, explica Edivaldo Moura, Chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFPA.

A divulgação do IGC refere-se sempre a um triênio, pois considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade. O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. O cálculo do indicador ocorre no ano seguinte ao da realização do Enade, e leva em consideração a avaliação de desempenho de estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.