Página inicial > Últimas Notícias > Os campi do IFPA realizam evento científico integrado

Os campi do IFPA realizam evento científico integrado

• Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 16h34
  • Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 16h35

Os campi de Altamira, Itaituba, Óbidos e Santarém realizaram o IF Sem Muros: Mostra de Pesquisa e Inovação do Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020. O evento científico, realizado de forma virtual, teve como objetivo socializar e promover a integração do conhecimento de temas pertinentes à ciência desenvolvidos nos campi.

O IF Sem Muros foi o primeiro evento científico realizado conjuntamente entre os Campi e contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. Na abertura, a Pró-Reitora de Pesquisa do IFPA, Ana Paula Palheta Santana, conduziu uma palestra com o título “Ciência, Inovação e Meio Ambiente”, tema do evento, e a programação seguiu com nove minicursos com temas ligados à biologia, sociologia, arquitetura e metodologia científica.

“Eventos dessa natureza corroboram e atestam o trabalho que cada um de nós fazemos para dar voz e materialidade a essas ações de proximidade, de escutar o território, de trazer soluções para os problemas locais, na compreensão de que devemos entender as vivências e as experiências locais na concepção dessas soluções. Eu fico muito feliz que a gente possa se reunir, congregar, integrar ações dos nossos campi das regiões do Xingu, do Tapajós e do Baixo Amazonas, é evidente que a gente observe as peculiaridades dessas regiões, as assimetrias, as dificuldades e é muito bom que a gente possa trocar experiências entre pesquisadores e nossos estudantes”, destacou o reitor Claudio Alex da Rocha.

Na sexta-feira, dia 11, ocorreram as apresentações dos 29 resumos aprovados em cinco grupos de trabalho: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, e Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas. Os minicursos, bem como os grupos de trabalho, contaram com a presença de alunos, servidores, egressos e até pesquisadores de outros estados do Brasil.

O evento foi encerrado com a palestra “Desequilíbrio ecológico e os vírus emergentes: um cenário prospectivo para um novo normal” proferida pela professora Liz Carmem Silva Pereira.

“O IF Sem Muros correspondeu a uma nova “empreitada” – muito bem-sucedida – de quatro Campi do interior do Estado. Foi importante perceber que nossa programação atraiu grande parte de nossa comunidade acadêmica, e de pessoas externas, também, possibilitando compartilhamento de conhecimento e network entre nossos participantes. Esperamos que o evento tenha novas edições, especialmente em modo presencial”, ressalta professor Jackson de Sousa.

O evento buscou fortalecer o conhecimento científico como mecanismo de transformação social para a promoção do intercâmbio cultural-científico e oportunidade de inclusão das comunidades indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais. “O trabalho integrado possibilitou a troca de experiências exitosas dos campi. A comissão organizadora foi surpreendida com a grande participação da comunidade, inclusive de outros Institutos Federais. A união entre os campi mostrou o melhor da pesquisa e inovação. É o IFPA rompendo as barreiras geográficas e cumprindo a sua missão institucional”, avalia a professora Larici Rocha, uma das organizadoras do evento.