Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza palestra sobre coleta seletiva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA realiza palestra sobre coleta seletiva

Equipe de prestadores de serviços terceirizados participa de formação sobre separação de material reciclável

 

  • Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 21h14
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 12h30
imagem sem descrição.

 

Com foco nas responsabilidades social, econômica e ambiental estabelecidas pela Política Institucional de Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará (IFPA) instituída para atender ao Decreto Federal Nº 5940 de 2006 e o Plano Institucional de Logística Sustentável (2019/2023), a Comissão Central de Meio Ambiente da Reitoria realizou nesta sexta-feira, 13 de novembro, no auditório do Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD), uma palestra sobre coleta seletiva solidária para a equipe de serviços gerais.

A palestra faz parte do Projeto de Implantação da Coleta Seletiva Solidária na Reitoria que visa promover a sensibilização da comunidade interna para os benefícios ambientais e sociais da reciclagem. A Presidente da Comissão Central de Meio Ambiente, Flávia Augusta Miranda Lisboa, que ministrou a palestra, buscou explicar o que é a coleta seletiva, como separar e diferenciar o lixo orgânico do inorgânico, tipos de resíduos, sensibilizar a equipe sobre a importância da separação correta dos materiais para que evitem misturar os recicláveis com material orgânico. Orientou, também, que existe os rejeitos e os resíduos perigosos que não devem ser misturados ao material reciclável ou orgânico.

A auxiliar de limpeza Elka Quaresma Lobato participou do curso e avalia de que foi uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre materiais recicláveis. “Agente já separava os materiais, já estávamos habituados a separar plástico, papel e alumínio. Este curso foi um complemento, reforçou um pouco a mais o que sabíamos. As cores das lixeiras e a descrição veio ajudar nosso trabalho”. “Gostei bastante do painel com informações sobre materiais que eu imaginava que iria classificado como plástico, mas não vai. Teve um vídeo que demonstrou bem como o homem vem degradando a natureza ao longo do tempo. Se a gente não cuidar, pode perder o bem mais precioso que temos, este mundo maravilhoso”, complementou sua colega de trabalho, Eliane do Socorro Silva Santos.

Para cada tipo de material há um recipiente apropriado e diferenciado por cor, conforme estabelece o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Os vidros vão para os recipientes verdes, porém não são recicláveis os espelhos, as lâmpadas e vidros de carros e janelas. Nas vermelhas são colocados os plásticos que não são metalizados. Nas azuis são armazenados os papéis que não tem resíduos de gordura, cola ou resultantes da higiene pessoal. Nos recipientes amarelos, devem colocar os alumínios que não têm resíduos de tinta, aerossol, inseticida e sem vestígios de ferrugem. Todas as embalagens de produtos de alimentos, para o correto armazenamento e descarte, devem ser lavadas para evitar roedores ou pragas e a contaminação dos demais itens. Tudo deve ser colocado em sacos de lixos separadamente e devem ser colocados na rua no dia certo da coleta dos recicláveis. 

 

 

A próxima etapa do projeto será a realização de um diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na Reitoria para subsidiar o processo de seleção e habilitação das cooperativas que farão o recebimento desses materiais, cuja previsão encontra-se descrita no Decreto 5.940/06. Já foram instalados 6 conjuntos de recipientes com 4 lixeiras (verde, amarela, azul, vermelha) para a coleta seletiva e agora realizaram o treinamento para os colaboradores que efetuarão o armazenamento do material no local adequado até a entrega para as cooperativas e associação de catadores. “O sucesso da Coleta Seletiva está intimamente ligado à participação e colaboração de cada indivíduo neste processo”, ressalta Flávia Augusta.

Esta foi a segunda ação realizada pela Comissão Central de Meio Ambiente do IFPA no mês de novembro. A primeira foi realizada entre os dias 5 a 6 de novembro como parte do projeto: “Diga não ao uso de copos descartáveis e colabore para a sustentabilidade ambiental”, este projeto está vinculado ao Plano Institucional de Logística sustentável em que uma de suas metas diz respeito a redução na reitoria em 100% a utilização desses materiais até 2023, este projeto visa  estimular a substituição de copos descartáveis por laváveis. Neste momento foram distribuídas canecas de cerâmica e garrafas de alumínio aos servidores que atualmente estão em atividade presencial. Na oportunidade foram realizadas palestras pela Comissão central de meio ambiente em cada um dos setores da Reitoria. A Presidente da Comissão Central de Meio Ambiente, Flávia Augusta Miranda Lisboa, comentou sobre as prioridades da política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10), o que deve ser priorizado em primeiro lugar é a não geração, em segundo lugar a redução, depois reutilização, reciclagem,  tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página