Página inicial > Últimas Notícias > Sicti 2020: Mesa redonda discute sobre competências para inovação

Sicti 2020: Mesa redonda discute sobre competências para inovação

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 17h17
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 17h35

A programação do XII Seminário de Iniciação, Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti) do Instituto Federal do Pará (IFPA) iniciou na manhã de hoje (11) com a mesa redonda “Desenvolvimento de competências para inovação”. Mediada pela Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPA, Keila Mourão, a mesa contou com as contribuições do professor do IFPA Campus Paragominas, Walery dos Reis, e do professor do Campus Breves e Agente de Inovação, Luã de Oliveira.

Walery dos Reis falou sobre os paradigmas da inovação, resgatando alguns aspectos históricos dos modelos de produção e comentando que a inovação foi se inserindo diferentes nos contextos sociais. Ele destacou que as habilidades e competências devem ser trabalhadas desde a infância, nas escolas, incentivando a inovação e o desenvolvimento de ideias para que o aluno leve esse conhecimento para vida, pois inovação não deve estar apenas atrelada a empresas, mas deve estar no estilo de vida, podendo ter um viés social, cultural e sustentável. O professor ainda destacou que a inovação na Amazônia tem diferenciais e é importante levar em consideração esse contexto amazônico.

Luã de Oliveira falou da importância da integração e multidisciplinaridade no estudo, para que o aluno aprenda a pensar fora da caixa, afinal, no mundo do trabalho, está tudo interligado e é preciso saber refletir dentro desse contexto, utilizando todos os conhecimentos ao mesmo tempo para resolver um problema. O docente também destacou a importância do Movimento Maker e do protagonismo estudantil, incentivando que o aluno participe na construção do conhecimento e desenvolva raciocínio, curiosidade, criatividade e empatia, por se tratarem das principais competências para a inovação.

A programação da tarde traz 16 oficinas e encerra com a mesa redonda: “Ciência e Saberes Tradicionais em prol da Preservação e conservação dos bens da Natureza na Amazônia”, que pode ser acompanhada pelo canal do IFPA no Youtube, a partir das 16h30. Mediada por Romier Sousa, professor do IFPA Campus Castanhal, a mesa vai trazer contribuições e falas de Edina Shanenawa, Liderança Indígena do Acre, Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, Joana Dias, do Instituto Federal do Acre (IFAC), Valsanta Tembé, da Associação das Mulheres Indígenas do Gurupi e Claudia Maria Kawage, pesquisadora, bióloga, antropóloga e assessora técnica.

Assista a mesa: https://www.youtube.com/watch?v=XPc3g6_ZQWk