Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Breves e Awí Frutas da Amazônia assinam Acordo de Cooperação Técnica

IFPA Breves e Awí Frutas da Amazônia assinam Acordo de Cooperação Técnica

• Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h48
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h12

Implementar ações relativas à capacitação de servidores e estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), fortalecer a governança local e promover o desenvolvimento regional sustentável na área de abrangência do Campus Breves, esses são os objetivos do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o IFPA e a empresa Awí Frutas da Amazônia, na manhã do dia 11, na Reitoria. O Acordo vai proporcionar novas oportunidades a diferentes segmentos da sociedade marajoara, desde alunos e servidores do Instituto até comunidade em geral.

Nessa parceria, cabe ao IFPA ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para públicos específicos, a partir das demandas e arranjos produtivos locais, visando à capacitação de público alvo prioritário, principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, ribeirinhos, indígenas, quilombolas e outros. Dentre outras obrigações, o Instituto também deve promover o planejamento pedagógico das atividades propostas pelo Plano de Trabalho, da oferta de estágio à realização de cursos nos diversos eixos tecnológicos em que atua o IFPA Campus Breves.

O Diretor Geral do Campus Breves, Mario Médice, conta que a parceria com a Awí já vem sendo traçada desde 2018. “Já existem algumas ações, já tem o acordo de estágio, alguns estudantes fazem visitas às ecofazendas que ficam no rio Jujuteua, os professores fazem algumas ações lá, então já há uma proximidade do IFPA com a Awí, o próximo passo é planejar alguns cursos a serem ofertados na fazenda. Nós sabemos que o IFPA sozinho já contribui muito, mas ter parceiros fortes, parceiros com seriedade e experiência é muito maior e melhor pro IFPA, pois nós temos dificuldade de chegar a algumas comunidades pra oferta de cursos, e parcerias e cooperações como essa fortalecerão ainda mais a oferta dessas demandas da sociedade”, afirmou o Diretor.

A Awí é uma empresa de impacto social que acredita que através da alimentação é possível trazer saúde às pessoas e regenerar questões ambientais, especificamente a floresta amazônica, além de ajudar a melhorar o tecido social”, explica o fundador e sócio-diretor da empresa, Derek Gallo. Com o Acordo, a empresa tem como obrigação disponibilizar a estrutura física das fazendas e os insumos, equipamentos, máquinas e ferramentas aos alunos e servidores do IFPA envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar estágio remunerado a alunos do Campus Breves e promover intercâmbio de alunos e servidores do Instituto com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, nacionais ou internacionais, visando à capacitação em áreas específicas de atuação e interesse da empresa.

Essa parceria já tem nos ajudado a trabalhar com os alunos, mas acho que o grande diferencial vai ser de alavancar todo o conhecimento, não só o acadêmico, mas também a parte técnica e também toda parte do trabalho do IFPA para engajar as comunidades e levar melhorias de qualidade de vida, levar também questões de manejo florestal, técnicas agrícolas para os ribeirinhos das comunidades. Então é uma ótima parceria entre empresa com toda infrastrutura, com todo esse DNA de impacto social e ambiental, com o Instituto, que tem os conhecimentos, os professores, as técnicas e também a mesma missão de impacto social comunitário”, defende Derek Gallo.

Atualmente, o Campus Breves atende a nove municípios da mesorregião do Marajó, que fazem parte de sua área de abrangência. Dentre eles, oito figuram na lista dos 50 piores Indíces de Desenvolvimento Humano Municipais (IDHM) do país, de acordo com levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Assim, o IFPA vem atuando para tentar atenuar essa carência, a partir da oferta de cursos profissionalizantes diretamente relacionados às demandas da sociedade.