Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Olimpíadas Brasileiras de Física e de Ciências estão com inscrições abertas

  • Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h17
  • Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h17
  • Acessos: 259
imagem sem descrição.

 

Os professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) já podem inscrever seus estudantes nas edições 2024 de duas olimpíadas de conhecimento do país: a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As inscrições nas duas competições devem ser feitas nos sites www.obfep.org.br e www.onciencias.org.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (OBFEP) está com inscrições abertas até o dia 3 de junho e é voltada para os estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas estão previstas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

ONC

Já a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. As provas estão agendadas para o período de 15 a 17 de agosto (1ª fase) e 12 a 13 de setembro (2ª fase). A prova abrange conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A ONC é um projeto do Programa Ciência na Escola e é uma realização das Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi elaborada a partir de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Busca aprimorar o ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem participar estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, com possibilidade ser impressa. Neste caso, a escola, no ato de inscrição, deve realizar a solicitação de aplicação dos testes impressos e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.

Por que participar?

 

Além de aprimorar os conhecimentos sobre os temas das disciplinas, a participação nas olimpíadas traz inúmeras vantagens. Os estudantes medalhistas de ouro podem concorrer às vagas olímpicas em universidades como a Unicamp, Unesp e a USP sem precisar de fazer vestibular. Os medalhistas também podem receber bolsas de iniciação científica.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página