IFPA participa de lançamento regional do programa Pé-de-Meia

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h57
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 18h57

Na manhã do dia 21 de março, o Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Belém para a cerimônia de lançamento regional do programa Pé-de-Meia: a poupança do Ensino Médio. A solenidade aconteceu no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e também contou com a participação do governador do estado, Helder Barbalho, do Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, da Pró-Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta e de estudantes beneficiados pelo programa. O evento marcou a adesão do Pará à iniciativa federal.

Instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), o Pé-de-meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, que busca promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público. "Aqui no Pará, mais de 170 mil estudantes estão validados. Só no Estado, o investimento é de R$535 milhões. Todo ano, só para esse programa, a contrapartida do aluno é exatamente de 80% de frequência média anual em sala de aula, para receber 200 reais todo mês, durante 10 meses ao ano", explicou Camilo Santana.

O Pé-de-Meia é destinado a estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no Ensino Médio regular na rede pública, pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Também estão inclusos estudantes de baixa renda, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pertencentes a famílias atendidas pelo Bolsa Família. Além dos critérios socioeconômicos, o estudante deve, obrigatoriamente, ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“Pra gente é muito importante o programa que o governo federal está instituindo, chamado pé-de-meia, porque com ele nossos alunos terão acesso a outras assistências, outros auxílios, que até então a gente, dentro do IFPA, não conseguia efetivar. Certamente, essa ação vai nos ajudar no sucesso dos nossos alunos da instituição e a gente vai garantir que eles tenham permanência e êxito, que é o nosso interesse institucional”, destacou a Reitora do IFPA.

“A gente está com altíssimas expectativas porque todos nós conhecemos a realidade socioeconômica dos nossos alunos, em todos os cantos do estado do Pará, e a gente sabe o quão importante vai ser eles terem um implemento de renda para continuarem os estudos e não precisarem fazer a opção de seguir para o mundo do trabalho mais cedo e interromper os seus estudos, mas poder se dedicar para a conclusão do seu Ensino Médio técnico regular”, comentou o Pró-Reitor de Ensino do IFPA, Arthur Boscariol.

Cada aluno participante do programa vai receber o Incentivo Matrícula, no valor de R$ 200,00, o Incentivo-Frequência, que será pago mensalmente, no valor de R$ 200,00, o Incentivo-Conclusão de R$ 1.000,00, depositado anualmente em conta-poupança, após a aprovação do estudante em cada ano letivo do Ensino Médio, e o Incentivo-Enem, que será pago em uma parcela única de R$ 200,00. Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.

Para a estudante do Campus Belém, Letícia Trindade, o programa vai resgatar estudantes que desistiram dos estudos devido a questões financeiras. “Eu tenho amigos que moram para Mosqueiro e estudam aqui no Campus Belém. Então vai facilitar muito a vida deles com esse dinheiro e eu acredito muito também que alguns amigos meus irão voltar, porque eles desistiram do curso justamente por isso, sem uma renda, sem ter como se manter no colégio”, conta. “Eu creio que vai auxiliar muito os estudantes, a comunidade de estudantes de todo o Brasil, porque vai gerar mais uma segurança, o que vai fazer com que os estudantes fiquem mais calmos, mais relaxados para focar mesmo nos estudos”, complementa a aluna do Campus Ananindeua, Ana Rafaela Rodrigues.

O estudante não precisa se inscrever no Programa, são os sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais e às instituições federais que devem fornecer as informações sobre os estudantes e, quando for o caso, sobre os seus responsáveis. Será criada, automaticamente, uma conta em nome do estudante, desde que ele seja elegível e público prioritário do Programa e que seus dados sejam corretamente fornecidos pelos sistemas de ensino ofertantes. A previsão é que 8 mil estudantes do IFPA sejam beneficiados.