IFPA campus Abaetetuba participa da maior mostra de ciência da região com dois projetos

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h48
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h48

Os projetos “Iaçá - Otimização do processo de extração da polpa de açaí” e o “Alimentador Automático de PET”, desenvolvidos por alunos do curso de Informática do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Abaetetuba, foram selecionados para participar da II Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (Mctea). O evento ocorrer no período de 13 a 18 de dezembro e os projetos serão apresentados em salas virtuais com transmissão ao vivo.

Com foco na eficiência da atividade dos batedores de açaí no município de Abaetetuba, os alunos Adenildo da Conceição da Silva, Ana Flavia da Silva, Ian Castro da Silva, Leonan Gustavo Rodrigues, Lilian Raquel Cardoso, Marily Luciene Costa, Nayra Ferreira, Paulo Vitor Ferreira e Rodrigo Figueiró Santana, orientados pelo professor Márcio Favacho, elaboraram o projeto “Iaçá - Otimização do processo de extração da polpa de açaí” que visa criar um sistema que indica o tempo adequado para o preparo da polpa, utilizando a plataforma Arduíno Uno, buscando aperfeiçoar o processo da extração dessa polpa, facilitar o trabalho de novos empreendedores e melhorar a qualidade final do produto.

O outro projeto, “Alimentador Automatizado para Pet”, foi elaborado pelos alunos Alberto Cauã da Silva, Denise Cardoso, Jamilly Dias, Jéssica Ferreira, Pedro Afonso Negrão, Rízia de Cássia Pereira, Ruam dos Santos e Weliton Ferreira. Foi pensado para facilitar a acessibilidade do pet ao ingerir o alimento com/sem a presença de seu dono, possibilitando ao animal se alimentar de maneira segura e responsável sem necessitar da presença de um humano, proporcionando ao dono, apenas, a responsabilidade de colocar ração periodicamente dentro do recipiente e não diariamente.

Para construir o protótipo, foi adotada a metodologia a PBL – Problem Based Learning, ou seja, aprendizagem baseada em problemas, para a realização desse projeto, foi utilizada a tecnologia da plataforma Arduíno, aquisição de fácil acesso, com uso de uma placa microcontroladora uno, protoboard,  jumpers, sensor ultrassônico, servo motores, cabos de alimentação, além de um vasilhame de água que serviu como base para nosso projeto, nele estão inseridos o sistema e a comida destinada ao animal divididos separadamente em duas regiões.

Acompanhe a MCTEA pelo site: www.mctea.com.br, facebook ou youtube.