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3.2 - Na dimensão da Extensão

Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 16h22 | Última atualização em Sexta, 01 de Maio de 2020, 13h01 | Acessos: 2197

 

a)   A participação nos jogos estudantis atingiu 1.233 alunos em 2017. A meta proposta eram 650 alunos até 2018;

b)  Todas as metas referentes a ofertas de vagas em cursos FIC por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) não foram cumpridas devido às mudanças na Política Governamental;

c)   O Observatório do Mundo do Trabalho foi implantado em 2018, um ano após sua previsão;

d)  Foram firmadas parcerias com a SEDUC, SEAD, TER e ICMBio, para geração de vagas de estágio aos discentes do IFPA;

e)   Foram firmadas parcerias internacionais com o Instituto Politécnico de Bragança – Portugal e com a Universidade de Alicante – Espanha, visando ao intercâmbio internacional para alunos e servidores;

f)   Foram firmadas parcerias nacionais com UFPA, UFRA, UNAMA, UEPA, UFOPA, UNIFESSPA, EMBRAPA, Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto Evandro Chagas, visando ao intercâmbio para alunos e servidores;

g)  O Programa Ciências sem Fronteiras foi suspenso pelo Governo Federal, impossibilitando o atingimento das metas previstas;

h)  O Centro de Idiomas foi regulamentado pelo CONSUP em 25 de abril de 2017 (Resolução nº 175/2017-CONSUP);

i)    As Políticas de Extensão, do Núcleo de Tecnologias Assistivas (NTA), do Núcleo Arte e Cultura (NAC) e Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) foram normatizadas e aprovadas no CONSUP em 2018;

j)    Não houve tempo hábil para implantação do Centro de História e Memória da Educação.

k)  Em ação conjunta entre a Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Pró-reitoria de Extensão e os Campi, foi elaborado e desenvolvido o Plano de Curricularização da Extensão, que foi definido pelas unidades responsáveis, contendo 05 fases, citadas abaixo:

Etapa 1: Sensibilização ao Processo de Curricularização da Extensão (Período de Cumprimento: março a julho de 2017) - Status: cumprido.

Etapa 2: Aprovação da Política de Curricularização e Formações Regionalizadas (Período de Cumprimento: agosto a novembro de 2017) - Status: cumprido.

Etapa 3: Implementação, Acompanhamento e Avaliação (Período de Cumprimento: dois períodos letivos de 2018 a março de 2019) - Status: as atividades previstas para 2018 foram cumpridas, restando outras que serão realizadas até o terceiro mês de 2019.
Etapa 4: Socialização de Experiências e Revisão dos PPCs dos Cursos e da Política de Curricularização da Extensão (Período de Cumprimento: abril a maio de 2019) - Status: a cumprir no PDI 2019-2023.

Etapa 5: Divulgação das Experiências (Período de Cumprimento: junho de 2019 a 2020) - Status: a cumprir no PDI 2019-2023.

l)    Comparando com os anos anteriores, aumentamos de maneira significativa o quantitativo de discentes envolvidos em práticas esportivas, precisamente nas etapas estadual, regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais, no ano de 2018, ultrapassando 800 alunos participantes, de 16 Campi do IFPA, fortalecendo a formação cidadã dos envolvidos.

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