Conif e Setec farão encontro virtual em preparação para a 5ª CNCTI

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h05
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h05

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), realizará sua Conferência Livre em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). O encontro será realizado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O seminário "Ciência, Tecnologia e Inovação na RFEPCT: Desafios e Propostas" está marcado para o dia 22 de abril e será realizado virtualmente na página do Conif no YouTube. "A Educação Profissional e Tecnológica é um importante vetor de Ciência e Inovação no Brasil, por isso é importante contribuirmos nesse processo de construção da agenda de Ciência e Tecnologia Nacional", destaca a coordenadora do Forpog, Joélia Marques.

As atividades serão desenvolvidas em quatro mesas-redondas, sendo duas pela manhã e outras duas à tarde. “Nós temos um eixo fundamental que é a inovação, isso porque compreendemos que a inovação é um forte diferencial da Rede Federal, não somente nas ofertas dos nossos cursos e modalidades, mas, sobretudo, porque é o modo com o qual nós formamos nossos alunos e alunas, de maneira coerente e aderente para o século 21”, pontua a coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação, Ana Paula Palheta.

A 5ª CNCTI está sendo organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desde o início do ano tem incentivado grupos de pessoas a se reunirem para analisar programas e planos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidos entre os anos de 2016 e 2023. Neste sentido, as Conferências Livres têm ganhado um papel fundamental para a conferência nacional, que será realizada de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília.

Os resultados das Conferências Livres, como a organizada pelo Conif, serão analisados pelo MCTI e seus resultados serão apresentados no encontro nacional, e as sugestões serão usadas para a elaboração da "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2024-2030”. “A programação dá a quem não nos conhece a oportunidade de compreender e também defender esse formato de instituição. Nós vamos contar ao longo do seminário com nomes importantes que mostram a envergadura que a gente atua e que a gente tem condições de dialogar com o sistema de inovação a partir de diferentes vertentes”, completa Ana Paula.

Protagonismo

O Conif está participando da comissão organizadora do evento, tendo o Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos, Júlio Xandro Heck, e a coordenadora da Câmara de Internacionalização, Oneida Cristina Irigon, como titular e suplente, respectivamente, na comissão organizadora.

"A nossa Rede Federal produz ciência de muita qualidade. Somos uma rede pioneira com a possibilidade que nossos estudantes produzam ciência em idades de 14, 15, 16 e 17 anos, algo que não é feito em nenhuma outra rede. Isso tem um papel fundamental. Estamos formando dentro de nossos bancos acadêmicos os cientistas e as cientistas do futuro", finaliza Heck.