Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA têm três professores vencedores da etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 17h07
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 17h07
  • Acessos: 309
imagem sem descrição.

 

Os projetos “Açaí além da tigela: reaproveitamento do caroço no artesanato sustentável”, “Finanças na Rua – FinRua” e “FertilizAÇÃO - Fertilizando mentes para fertilizar solos” desenvolvidos por professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) foram vencedores da etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. E agora estão na etapa regional disputando vaga para a etapa nacional. 

O projeto sobre o açaí foi coordenado pela equipe do professor do IFPA em Breves, Adenilton Camilo da Silva e o projeto sobre finanças pelo grupo do professor do Campus Belém, Jordânio Silva Santos. Ambos concorrem pela categoria Educação Profissional e conquistaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente. O projeto sobre fertilização dos solos foi desenvolvido pelo professor do IFPA Itaituba Jakson Leite e garantiu o terceiro lugar na categoria Educação Superior.

Açaí além da tigela

O IFPA Breves está distante da capital a 220 km, suas as atividades abrangem nove municípios do arquipélago do Marajó. E a população local enfrenta várias dificuldades: IDH, violência e geração de renda. Um dos produtos mais consumidos nas ilhas é o açaí. A polpa é 100% consumida e os caroços costumam ser descartados diretamente na natureza. 

Diante deste contexto, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente foram instigados pelo professor Adenilton Camilo a desenvolver soluções para reduzir o impacto ambiental da cadeia produtiva do açaí e transformar os caroços de açaí em fonte de renda. Foi então, que elaboraram e desenvolveram o projeto de extensão “Açaí além da tigela: reaproveitamento do caroço no artesanato sustentável”.

O professor explica que os estudantes do curso integrado de Meio Ambiente do Campus Breves desenvolveram técnicas para polir, remover fibras e tingir os caroços para deixá-los adequados para a confecção de biojoias e artesanatos sustentáveis. Depois fizeram oficinas e um diagnóstico sobre o perfil socioeconômico e ambiental dos batedores de açaí. Todo o projeto do açaí foi coordenado pelo professor Adenilton Camilo (prof. coordenador) e desenvolvido com a colaboração dos professores Andréia Silva Costa, Laila Rover Santana e do técnico Leandro Daniel Marques dos Santos. Os alunos participantes foram Jeferson Pacheco Cardoso e Maria Joana Batista de Oliveira, ambos bolsistas, e Luiz Adriano Tenório Santana (voluntário).

“Precisamos transformar mentalidades para transformar a sociedade. Nos cabe olhar a comunidade, ver suas dores e propor soluções. Eu estou muito feliz por participar deste prêmio, por representar o IFPA e encontrar soluções para a sociedade por meio dos cursos que oferecemos”, afirma o professor Adenilton Camilo.

Fertilizando mentes

O IFPA Itaituba fica a mais de 1300 km de Belém, cerca de 22 horas de viagem de carro. A região tem a economia sustentada pela agricultura, pecuária e do extrativismo vegetal e mineral.

O professor Jakson Leite esclarece que o trabalho sobre fertilidade do solo iniciou em setembro de 2022 e se encerrou em fevereiro de 2023. Envolveu seis estudantes do curso de graduação em Engenharia Agronômica, sendo duas bolsistas de extensão e quatro voluntários. Os estudantes fizeram visitas aos produtores da região e realizaram palestras sobre fertilidade do solo. Depois realizaram o levantamento de interesse dos produtores em analisar a fertilidade de suas terras. E, em sequência, fizeram a coleta das amostras de solo nas propriedades e as análises químicas e físicas do material coletado. Na etapa final, os alunos entregam os laudos com os dados da fertilidade. Com isso eles geraram demanda para atendimento profissional, o que reapresentou a criação de mercado/negócio.

“Eu fiquei surpreso por ver tanto projeto contemplado que, pelo título, não parecia ter ligação com geração de negócios/empreendimento. A premiação é bacana e estimula o professor”, avalia Jakson Leite.

Finanças na rua

O projeto do Campus Belém contou com a participação de estudantes dos cursos subsequentes Técnico em Agrimensura e Técnico em Segurança do Trabalho, e das graduações em Gestão Pública e Gestão Hospitalar. O Professor Jordânio comenta que esta foi a segunda vez que ele participa do Prêmio Educador Transformador e a primeira vez que chega à final. “Momentos como estes reforçam o sentimento de dever cumprido como professor que busca transformar a vida das pessoas pela educação. Fiquei muito feliz por dividir este momento com meus alunos, que são os protagonistas dessa conquista”.

Professor Jordânio afirma, também, que gosta de iniciativas educativas que adotam metodologia de projetos e por isso, sempre que há oportunidades desta natureza, ele busca submeter para apreciação, “que é uma forma de reconhecer o trabalho coletivo, do Instituto, professores e alunos participantes. Percebo que gera um ambiente de maior motivação dos alunos serem reconhecidos por instituições externas ao IFPA”.

Prêmio Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador é uma competição organizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare com foco na valorização e divulgação dos projetos e educadores transformadores do Brasil. Busca identificar as iniciativas de cunho empreendedor desenvolvidas por professores em instituições de ensino públicas ou privadas brasileiras das seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A premiação ocorreu dia 22 de março, de forma virtual.

Os vencedores das etapas estaduais precisarão vencer a etapa regional, que selecionará os 35 melhores projetos, para participar da nacional em que serão eleitos os sete melhores projetos do país. A premiação nacional será a credencial para participação de missão técnica nacional, ganhar notebook, certificado de vencedor nacional e troféu.

Os projetos do IFPA foram selecionados entre 567 e estão entre os 189 vencedores da etapa estadual.  

Mais sobe o prêmio Educador Transformador em : https://educadortransformador.com.br/#premiacao

registrado em:
Fim do conteúdo da página