Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

III SEMINÁRIO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE DO IFPA: TRILHANDO NOVOS CAMINHOS

  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 16h54
  • Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 17h22
  • Acessos: 473
imagem sem descrição.

 

O Seminário dos Programas de Formação Docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) será realizado no período de 10 a 12 de abril de 2024, em formato on-line. O encontro que é organizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), visa promover a socialização dos conhecimentos, experiências vivenciadas nos programas e a aproximação de alunos e professores vinculados aos programas institucionais Pibid, Residência Pedagógica e Parfor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de abril pelo link: https://www.even3.com.br/seminario-dos-programas-de-formacao-docente-do-ifpa-trilhando-novos-caminhos-447500  

A programação, que terá palestras e mesas-redondas com relatos de experiências nos diversos níveis de ensino e áreas das licenciaturas do IFPA, pode ser acessada AQUI!

 

Pibid

O PIBID tem o objetivo de enriquecer a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciatura do IFPA e promover a melhoria da qualidade da educação básica pública e gratuita do estado do Pará, por meio da inserção desses licenciandos no cotidiano das escolas das redes estaduais e municipais, relacionando a realidade da Amazônia com as políticas de formação de professores do IFPA e fortalecendo a integração deste Instituto com a rede pública de educação.

No IFPA, hoje, o PIBID é constituído por 09 subprojetos, com 22 coordenadores de área, 55 supervisores, 440 bolsistas de iniciação à docência e 132 discentes voluntários de 22 cursos de licenciatura de 12 Campi do IFPA, atendendo 43 escolas da rede pública de educação básica de 16 municípios paraenses.

 

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando em uma escola de educação básica, contemplando, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. O residente é acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, e por um docente da IES, designado professor orientador.

No IFPA, atualmente o Programa de Residência Pedagógica é constituído por 9 subprojetos, com 255 residentes bolsistas de 9 cursos de licenciatura, atendendo 45 escolas da rede pública de educação básica de 19 municípios paraenses.

 

Parfor

O Parfor é um programa emergencial criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para permitir aos professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB).

No IFPA, o Parfor funciona com 04 turmas especiais do curso de Licenciatura em Educação no Campo, ofertadas nos municípios de Castanhal, Breves e Portel; 01 turma do curso de Licenciatura em Matemática, ofertada no município de Muaná; e, 01 turma do Curso de Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, ofertada no município de Concórdia do Pará.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE DO IFPA: TRILHANDO NOVOS CAMINHOS

 

DIA 10/04/2024

9h-10h – Mesa de Abertura (https://www.youtube.com/watch?v=cNUTV4HemSI)

10h-11h30 – Palestra: “Diálogo com a CAPES sobre os Programas de Formação de Professores da Educação Básica” (Profa. Mariana Gomes Fontes Bethônico, Coordenadora de Fomento e Apoio a Programas – CFOP/CAPES) (https://www.youtube.com/watch?v=cNUTV4HemSI)

14h30h-17h30 – Mesa 01: Relatos de Experiências do PIBID e Residência Pedagógica de Biologia. (Link de transmissão: https://meet.google.com/mpy-bxks-bam)

DIA 11/04/2024

8h30-10h – Palestra: O que o Movimento da Educação do Campo espera da LEDOC? (Prof. Dr. Salomão Hage) (https://www.youtube.com/watch?v=XOKusXlOICA)

10h-12h – Mesa 02: Relatos de Experiências do PIBID e Residência Pedagógica de Computação, Pedagogia e Matemática. (Link de transmissão: https://meet.google.com/hgw-trbh-vzz)

14h30-17h30 – Mesa 03: Relatos de Experiências do Parfor, Residência Pedagógica e PIBID de Educação no Campo (Link de transmissão: https://meet.google.com/jqq-ofir-rod)

DIA 12/04/2024

8h30-10h – Palestra: Programas PIBID e RP: trajetórias e impactos na formação docente (Profa. Dra. Jaqueline Rabelo de Lima – UECE e FORPIBID-RP) (https://www.youtube.com/watch?v=XmzrWWZN3Mk)

10h-12h – Mesa 04: Relatos de Experiências do Residência Pedagógica de Letras, Geografia e Multidisciplinar. (Link de transmissão: https://meet.google.com/hgt-wyrr-fwg)

14h30-17h30 – Mesa 05: Relatos de Experiências do PIBID e Residência Pedagógica de Física e História. (Link de transmissão: https://meet.google.com/bmz-duvo-wpz)

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página