Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Polo de inovação do IFPA é o primeiro do Brasil a alcançar Certificação Cerne 1

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h57
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 12h06
  • Acessos: 230
imagem sem descrição.

 

O Polo de inovação do Instituto Federal do Pará (IFPA) foi aprovado para receber a Certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que atesta a padronização do polo na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo, o que significa que há a capacidade de selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem-sucedidos. É a primeira vez que um Polo de inovação do Brasil recebe a Certificação.

 

O Cerne é um modelo de certificação desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Trata-se de um padrão de atuação que visa ampliar a capacidade de incubadoras e ambientes de inovação em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos. Com isso, criou-se uma base de referência para que incubadoras e ambientes de inovação de diferentes áreas e tamanhos pudessem utilizar elementos básicos para reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso dos empreendimentos apoiados.

“A nossa avaliação foi em dezembro de 2023 e a Certificação está prevista para ser entregue em outubro de 2024. A Certificação representa a possibilidade de receber mais investimentos no polo de inovação, o que será revertido em editais de fomento a projetos de inovação”, explica do Coordenador do Polo de Inovação do IFPA, Luã Oliveira.

A certificação Cerne é dividida em quatro níveis de maturidade, de acordo com a função da complexidade e dos processos implantados, são eles: Empreendimento, Incubadora, Rede de parceiros e Melhoria contínua. O nível 1, para o qual o IFPA foi aprovado, inclui os sistemas relacionados diretamente com a operacionalização do empreendimento, tendo como foco os sistemas que possibilitam às empresas apoiadas desenvolverem seus produtos e serviços, acessarem capital e mercado, realizarem a gestão do negócio e promoverem o desenvolvimento pessoal dos empreendedores.

 

O Polo de Inovação do IFPA pretende seguir avançando para alcançar os outros níveis. “Pretendemos seguir para o Cerne 2 e depois o 3, que no caso abrangem mais setores dentro da organização. Estamos construindo os processos que serão necessários, para que numa próxima rodada de avaliação sejamos contemplados com o Cerne 2”, afirma Luã Oliveira.

 

 

Polo de Inovação

 

O Polo de Inovação do IFPA, parte integrante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), está situado nas dependências do Campus Castanhal e é o ambiente de inovação que coordena as ações de promoção da integração e consolidação dos ambientes de inovação existentes no IFPA.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página