Conselho Superior do IFPA homologa o resultado do processo eleitoral

• Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 21h50
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 21h50

Nesta quarta-feira, 7 de junho, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou a homologação do resultado de consulta à comunidade escolar para a escolha dos servidores que farão a gestão da reitoria e direção dos campi do instituto nos próximos quatro anos. A próxima gestão iniciará em agosto de 2023 e encerrará em agosto de 2027. A reunião ocorreu no período da manhã no auditório Claudio Matni.

O Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha parabenizou todas e todos os eleitos. Desejou um bom trabalho a Ana Paula Palheta à frente da reitoria. Comentou que ele, em maio deste ano, completou 29 anos de IFPA. Relembrou que, em abril de 2015, tomou posse como reitor e avaliou que a instituição de lá para cá amadureceu muito e está caminhando no sentido de ter mais ciclos democráticos como o ocorrido nesta consulta à comunidade. Relembrou que em sua primeira eleição, sete campi participaram da consulta. E na segunda, doze campi foram consultados. E agora, nesta última eleição, todos os 17 campi tiveram a oportunidade de participar da eleição.

Com a mesma percepção, o presidente da Comissão Eleitoral do IFPA, professor Riguel Feltrin Contente, parabenizou os candidatos eleitos e lhes desejou uma boa gestão. Agradeceu a atuação de cada um dos servidores integrantes da comissão eleitoral pela atuação. Destacou a atuação dos servidores da reitoria envolvidos no processo de comunicação e transparência do processo eleitoral, a atuação da Assessoria de Comunicação no processo de orientação de como votar e a condução do debate.  Destacou as vantagens do sistema escolhido pela Comissão Eleitoral e aprovado pelo Consup. A eleição ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, de forma on-line, com acesso de qualquer dispositivo de acesso à internet dentro ou fora do IFPA.

Em um primeiro momento, a votação era uma preocupação. Foi pensado em utilizar a urna física. Porém, como o IFPA cresceu e atua em pelo menos 30 municípios, por conta do Forma Pará e os Polos EAD (Educação a Distância), seriam muitas urnas circulando e haveria um custo muito alto. Então, foi verificado com outros institutos qual sistema utilizavam, se urna eletrônica ou o SigEleições. Em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, a Comissão Eleitoral propôs e conseguiu a aprovação do SigEleições junto ao Consup. Este sistema permitiu que servidores que estão em licença para pós-graduação, por exemplo, pudessem votar.

A criteriosa escolha do sistema de eleições proporcionou um processo eleitoral mais democrático na avaliação do Reitor e do presidente da Comissão Eleitoral. Eles explicaram, que embora facultativo, a votação contou com a participação expressiva de servidores e estudantes. Dos 18.647 membros da comunidade do IFPA aptos a votar, mais de 58%, 10.946 pessoas, exerceram o direito de definir os gestores. A participação de servidores que acessaram o sistema foi de 90%. Dos estudantes, 16.084 matriculados no IFPA, 54% votaram. “Foi um processo legítimo, transparente e de muita seriedade. Trouxemos um sistema de votação que ampliou a possibilidade de participação da comunidade escolar. Todos os candidatos tiveram votação expressiva dos estudantes”, garante Riguel.

A representatividade feminina na direção geral ampliou um pouco. Na última eleição, em 2018, foram eleitas quatro diretoras-gerais. Agora passaram para seis. E, em mais de cem anos de existência, e 15 anos de Instituto, o IFPA terá a primeira mulher eleita democraticamente para o cargo de reitora.

As consultas às comunidades dos Institutos Federais seguem normas do Governo Federal e transcorreu em um prazo de 30 dias. Um prazo curto, na visão dos membros da comissão, mas em que foi possível cumprir o que determinava o decreto presidencial.  Riguel explica que a Comissão providenciará um relatório recomendando o uso do SigEleições nas próximas consultas e apontando os fatores críticos vivenciados neste processo. Toda a documentação dos candidatos eleitos será enviada para o MEC que avaliará a rigidez do processo, em seguida encaminhada para a Casa Civil para ser avaliado o perfil da Reitora. A etapa final é aguardar o Decreto Presidencial de nomeação da professora Ana Paula Palheta eleita pela comunidade do IFPA para o cargo de reitora. A previsão para a nomeação é 1º de agosto e a posse no dia 2. Assim que nomeada, a reitora irá nomear e dar posse aos diretores e diretoras dos campi.

Reitora eleita para a gestão de 2023 a 2027:
Ana Paula Palheta Santana

Diretores e diretoras eleitas pelos campi para a gestão 2023 a 2027:
Campus Abaetetuba – Diselma Marinho Brito
Campus Altamira - Bruno de Araújo Francisco