Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão divulga resultado preliminar da votação para reitoria e direção-geral dos campi do IFPA

  • Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h11
  • Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h11
  • Acessos: 1099
imagem sem descrição.

 

A Comissão Eleitoral Central realizou a apuração das urnas e o resultado preliminar do processo eleitoral para a reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) e das diretorias-gerais de 17 campi do instituto, na noite de quarta-feira, 31 de maio. A apresentação dos resultados contou com transmissão ao vivo. E iniciou logo após o encerramento do prazo para votação, às 22h. A apuração dos votos, assim como todo o processo, foi feita com base no Regulamento definido pela Resolução nº 972 de maio de 2023 do Conselho Superior do IFPA.

Os servidores −docentes e técnicos− que compõem o quadro de pessoal ativo e permanente do IFPA e os (as) estudantes regularmente matriculados(as) no registro acadêmico do instituto puderam votar nos dias 30 e 31 de maio, entre 8h às 22h, de forma facultativa, eletrônica e secreta, por meio do acesso ao SigEleições utilizando login e senha utilizados para acesso ao Sigaa.

Dos 18.647 membros da comunidade do IFPA aptos a votar, mais de 58%, 10.946 pessoas, exerceram o direito de acessar a urna no sistema Sigeleições e efetivaram seus votos de forma a ajudar a decidir quem irá gerir a Reitoria nos próximos quatro anos. Destes, 7.129 escolheram Ana Paula Palheta, 1.454 votaram em Neila Cabral, 919 votaram em Paulo Henrique, 712 optaram por Ribamar Ribeiro JR, 481 votaram em branco e 251 nulos.

Estavam aptos a votar 1.037 servidores técnicos administrativos, 1.419 servidores docentes, e 16.084 discentes. No IFPA, o número de estudantes por campus estava assim distribuído:  1.279 em Abaetetuba, 367 em Altamira, 395 em Ananindeua, 3.926 em Belém, 1.173 em Bragança, 577 Breves, 796 Conceição do Araguaia, 354 Cametá, 1215 Castanhal, 560 Itaituba, 778 Marabá Industrial, 611 Marabá Rural, 488 Óbidos, 827 Paragominas, 591 Parauapebas, 1.018 Santarém, 987 Tucuruí e 142 Vigia.

Eleição para reitoria do IFPA

Para a Reitoria, foi eleita com 49,09% dos votos válidos, 7.129 votos, a professora Ana Paula Palheta Santana. Ela foi eleita por 769 votos de servidores docentes, 603 de servidores técnicos administrativos e 5.757 de discentes.

Candidaturas Únicas

Quatro dos 17 campi do IFPA tiveram candidaturas únicas neste processo eleitoral para eleição de diretor-geral: Abaetetuba, Ananindeua, Castanhal e Parauapebas. Para diretoria-geral do Campus Abaetetuba foi reeleita a professora Diselma Marinho Brito (74,2%). Campus Ananindeua reelegeu Lair Aguiar de Meneses com 62,1%. O campus Castanhal reelegeu Adebaro Alves dos Reis (58,6%). E o campus Parauapebas reelegeu Vanessa dos Santos Moura Moreno (60,8%).

Votação e apuração

O presidente da Comissão Eleitoral Central acompanhado por dois outros membros da mesma comissão, Maria Regina Sarkis Peixoto Joele e Yulle Gustavo Siqueira de Lima, fizeram o processo de apuração do resultado. A leitura e apresentação ficou a cargo do Assessor de Comunicação Social da reitoria do IFPA João Augusto Rodrigues.

Para gerar o boletim da votação de cada urna, foi feito, ao vivo, um acesso com uso de uma chave única e exclusiva de uso da Comissão Eleitoral. Cada campus tinha a própria urna on-line onde todos os votos dos membros daquela comunidade estavam vinculados.

O campus Altamira elegeu o professor Bruno de Araújo Francisco (50,3%). Campus Belém escolheu o professor Hélio Antônio Lameira de Almeida (38,1%). O campus Bragança votou em Abel Pojo Oliveira (71,5%). O campus Breves elegeu o professor Alexandre Nunes da Silva (67,3%). Em Cametá, a comunidade do IFPA escolheu o professor Jonatas Monteiro Guimarães Cruz (50,2%). O IFPA Conceição do Araguaia escolheu Orlando D Antona Albuquerque (60,3%). O campus Itaituba elegeu Roberta da Silva Pinheiro (55,6%).  O campus Marabá Industrial elegeu Everaldo Afonso Fernandes (52,5%).  O campus Marabá Rural elegeu Maria Suely Ferreira Gomes (39,5%). Óbidos elegeu a professora Celyane Batista Brandão (49,8%). O campus Paragominas elegeu Íthalo Bruno Grigório de Moura (51,5%).  O campus Santarém elegeu Adriano Araújo da Silva (66,3%). E Campus Tucuruí elegeu Midson César Feitosa Cardoso (33,7%).

Avaliação do processo eleitoral

Na avaliação do presidente da Comissão Eleitoral Riguel Feltrin Contente esta eleição foi histórica pela participação expressiva. Feltrin ressalta que isso se deve ao fato do IFPA, nos últimos anos, ter ampliado o número de servidores e de discentes. “Mesmo a eleição não sendo obrigatória, tinha função consultiva, percebemos o desejo das pessoas de participar e ajudar a escolher os dirigentes”, avaliou.

Encerramento da apuração

Em nome do Instituto, João Augusto, ao final das apurações, parabenizou todos os candidatos e candidatas que se disponibilizaram a concorrer e a apresentar suas propostas para melhorar a oferta de ensino do IFPA, com foco na qualidade e para ampliação de vagas. Agradeceu aos membros da comunidade acadêmica que se envolveram nas eleições, assistiram aos debates, leram as propostas de gestão e exerceram o direito de votar. Afirmou que a comunidade do Instituto acredita muito na democracia e, somente com a participação ativa de todos, foi possível eleger aqueles que estarão à frente do IFPA nos campi e na Reitoria. Agradeceu o trabalho desenvolvido pelos membros das comissões eleitorais. Parabenizou, de forma especial, os candidatos eleitos, em quem as comunidades dos campi depositaram total a confiança.

Acesse o currículo de Ana Paula Palheta.

Acesse o resultado preliminar da eleição.

Acesse a página com todas as informações do processo eleitoral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página