IFPA: Emissão de diplomas passa a ser totalmente digital

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 12h05

Os diplomas de graduação emitidos pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) serão 100% digitais. A medida teve início em maio e visa modernizar o fluxo, proporcionar maior agilidade nos processos de emissão e assinatura, garantindo a integridade dos dados, dar mais transparência e agilidade ao processo, e prevenir a falsificação dos diplomas. O Diploma Digital tem validade jurídica em todo o território nacional, além de todas as garantias e validade do documento físico. Os diplomas físicos já emitidos pelo Instituto continuam a ter validade.

O Diploma Digital é no formato XML, com uma assinatura eletrônica avançada, e pode ser acessado por um ambiente virtual seguro e exclusivo. Apesar de ser emitido e registrado de modo digital, tendo toda sua existência em meio eletrônico, o documento conta com uma Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), uma cópia digital em formato PDF com as mesmas características de um diploma físico, nessa cópia existe um código de validação e um QR Code para acesso ao Diploma Digital no meio eletrônico.

“Com o Diploma Digital, é possível gerar, registrar, autenticar e preservar a versão digital de diplomas acadêmicos de graduação, em conformidade com as normas do MEC. Além de modernizar os processos de emissão de diplomas e dispensar a emissão e arquivamento de documentos de papel, a solução tecnológica garante autenticidade dos diplomas digitais e evita quaisquer falsificações e irregularidades”, explica o Diretor de Tecnologia da Informação do IFPA, Paulo Henrique Bezerra.

Ao ser impresso, o Diploma Digital passa a ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica, pois sua autenticidade e validação estão no meio eletrônico. O papel não é capaz de guardar a criptografia e garantir a autenticidade da certificação digital. No entanto, a versão eletrônica tem autenticidade garantida e validade jurídica comprovada. O documento fica disponível no Portal Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), onde o egresso diplomado pode realizar download da RVDD e o acesso ao XML do documento.

A pró-reitora de Ensino do IFPA, Elinilze Guedes Teodoro, avalia que a implementação desta metodologia de emissão digital de diplomas traz muitas vantagens como, por exemplo, a redução de riscos de falsificação de diplomas e permitirá que os egressos do IFPA posam acessar seus diplomas de qualquer lugar. “Esse processo de emissão de diploma se torna mais ágil, com menos etapas do que as praticadas hoje. A vantagem é ter um documento com confiabilidade. Isso representa um ganho e um passo a mais no processo de transformação digital que as instituições vem vivendo e é cada vez mais necessário para nós”.

O Diploma Digital foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria MEC nº 330/2018 no âmbito das instituições de ensino superior, públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Ensino e regulamentado pela Portaria MEC nº 554/2019. Para mais informações sobre o documento eletrônico, acesse: https://ifpa.edu.br/diploma-digital?showall=&start=5 ou http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/.