IFPA realiza primeira feira do empreendedor em Paragominas

• Publicado: Sábado, 15 de Janeiro de 2022, 08h32
  • Última atualização em Sábado, 15 de Janeiro de 2022, 08h32

Com foco no empreendedorismo, inovação e criatividade feminina na Amazônia, o Campus Paragominas do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza, de 17 a 19 de janeiro, a 1ª Feira do Empreendedor, a proposta é debater sobre os desafios dos novos modelos de negócios liderados por mulheres. O evento acontecerá no auditório do campus, com abertura oficial às 8h30min.

A programação inclui talk show, lançamentos de startups e negócios inovadores, apresentação de Consultorias Estratégicas. No encerramento está previsto momento cultural e premiações. No dia 17,  ocorrem dois talk show. As convidadas das 9h às 11h são: a responsável pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Paragominas, Valquiria Sena Brasil; a CEO do Churrasquinho Delícia, Regina Lopes; a presidente da Câmara Municipal de Paragominas, Tatiane Helena; e a CEO do Doce Café, Tarsila Burgos. A apresentação será feita pela professora Brena Mota. À noite, as convidadas são Samara Aguiar da Top Mídia – impressões e serviços, e Ivanilde Silva, representante da Coffe Break & Buffet.

No dia 18, de 8h às 9h, acontece a Roda de Conversa sobre expectativas econômicas e mercadológica para o jovem no Município de Paragominas. Para este bate papo, os convidados são a Analista do Sebrae em Paragominas, Silvana de Araújo e o Diretor Financeiro do Supermercado Biasi, Victor Biasi.

A cada ano, as mulheres vêm conquistando mais espaço no mercado de trabalho. Neste novo cenário, fazem toda a diferença suas trajetórias, particularidades, forma de empreender. A multiplicidade dos papéis femininos e a liderança de seus próprios negócios têm criado possibilidade para a ascensão das mulheres aos cargos de gestão, levando-as valorizar o âmbito pessoal e profissional de suas vidas nos momentos de definir suas escolhas. A tríade simbolismo, experiência e subjetividades marcam o empreendedorismo delas. “Este evento vem para revelar as potencialidades daquelas que pretendem tirar a ideia do papel, e que muitas vezes são entendidas audaciosas, destemidas e corajosas”, explicam os professores do curso Técnico Integrado de Administração Kátia Bárbara da Silva Santos e Walery Costa dos Reis organizadores da feira.

Os professores ressaltam que o empreendedorismo feminino supera os papéis determinados socialmente para as mulheres, o ser mãe, filha e esposa. Passam a ser reconhecidas pelas diversas identidades da mulher brasileira. “Da cidade, da agricultura familiar, da floresta, dos quilombos, das aldeias indígenas, das trans e todas que vivenciam o processo da subalternidade se desafiando a enveredar pelos caminhos do empreendedorismo”, destacam.