IFPA informa que internet na Reitoria e Campus Belém foi restabelecida pelo PoP-PA da RNP

• Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 18h57
  • Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 18h57

A Direção de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) informa que vem trabalhando em parceria com a equipe da Metrobel e do PoP da RNP para disponibilizar uma Internet estável. Diante de problemas externos enfrentados semana passada devido a instabilidades na internet na Reitoria e campus Belém, diversas ações foram iniciadas com equipes de testes da infraestrutura de fibra do IFPA dentro da Metrobel para solucionar o problema.

O Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sediado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), é o principal provedor de serviços de internet das instituições federais de ensino e pesquisa de Belém e interior do estado. Quando se enfrenta cortes de internet que não há causas locais, em equipamentos, a solução é encontrada junto à equipe da RNP.

A equipe da RNP analisou o problema e constatou que a falha na comunicação entre o IFPA e PoP-PA não ocorreu em um período específico. Foi estabelecido um protocolo de contato imediato com os analistas de TI do IFPA na ocorrência da falha. A análise também não detectou nenhum problema físico nos equipamentos de interligação com o IFPA. Ainda assim, foram revistas todas as configurações para solucionar o problema.

A Metrobel foi acionada pela RNP que fez averiguação da rede de fibra óptica da Reitoria até à UFPA e do Campus Belém até a UFPA de forma a garantir o pleno funcionamento do meio de comunicação e garantir que esteja livre de atenuações. Após o trabalho, o fluxo de internet foi normalizado nas duas unidades, embora as equipes técnicas ainda estejam monitorando e avaliando as causas das falhas e interrupções de internet.