IFPA seleciona professores para o Programa de Residência Pedagógica

• Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 18h17
  • Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 15h05

O Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou nesta segunda-feira, 22 de novembro, o Edital 04/2021, de formação de cadastro reserva para a função de Preceptor do Programa de Residência Pedagógica, para professores das 13 escolas da rede pública de educação básica do Estado do Pará elencadas no edital. As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de 24 a 28 de novembro de 2021.

O Programa De Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Os estudantes residentes são acompanhados por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O professor selecionado, caso venha a ser convocado para atuar como preceptor do programa, recebe bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), durante o período de vigência do projeto.

O Programa de Residência Pedagógica propõe o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Inscrições

Podem realizar inscrição os docentes das escolas participantes do Programa de Residência Pedagógica das escolas:

E.E.E.F.M. Prof. Leônidas Monte - Abatetetuba

E.E.E.F.M. Eduardo Angelim - Barcarena

IFPA - Instituto Federal Do Pará – Belém

E. Fernando Ferrari - Marituba

IFPA- Instituto Federal do Pará - CRMB

E. Boa Ventura - Jacundá

E. Caminho Feliz - Eldorado

IFPA - Instituto Federal do Pará - Castanhal

Escola M. Dr. José João de Melo  - Castanhal

Escola Estaudal Antonio Lemos – Santa Izabel