Reitor do IFPA toma posse do cargo de vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif

• Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 17h58
  • Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 17h59

A nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tomou posse na tarde de ontem (23), durante cerimônia digital aberta a gestores, estudantes, servidores e toda a comunidade acadêmica da Rede Federal. O Reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, integra a equipe e ocupa agora o cargo de vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho.

A vice-presidência de relações parlamentares tem como objetivos basilares a articulação com o congresso nacional, suas frentes, comissões e lideranças parlamentares, com o intuito de acompanhar mapear e efetuar estudos de cenários políticos e marcos legais que de algum modo impactam na educação profissional e tecnológica e em particular com a Rede Federal.

Durante o discurso de posse, o Reitor do IFPA destacou a importância de fortalecer o aspecto da identidade da rede e as regionalidades. “Temos diversas realidades nas nossas regiões, estamos espalhados graças a nossa capilaridade em todas as regiões do país, no sentido de considerar as especificidades, as assimetrias e potencialidades das nossas regiões, bem como buscar ações integradas com as bancadas parlamentares, regionais e comissões”, disse.

Além de Claudio Alex, a nova diretoria é também composta pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Jefferson Manhães de Azevedo, do Instituto Federal Fluminense (IFF), empossado como vice-presidente de Relações Institucionais, e Elias Monteiro, Reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos. A presidência do Colegiado ficou a cargo da Reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes.

A nova Diretoria Executiva da entidade foi escolhida pelo pleno durante a 23º Reunião Virtual do Conif. A votação foi feita pelo Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Essa não é a primeira vez que o Reitor Claudio Alex da Rocha é escolhido para compor a Diretoria Executiva do Conselho, em 2017 ele foi eleito como Diretor Financeiro do Conif.

“Os desafios são muitos, em especial nos tempos atuais em que vivemos, nos leva a crer que a Rede Federal, com a sua capilaridade, a sua relação estreita com o território, a sua competência e compromisso com a formação qualificada e integral com os cidadãos e cidadãs desse país pode exercer e deve exercer um papel estratégico no enfrentamento das transformações técnicas e sociais de uma economia cada vez mais globalizada”, afirmou Claudio Alex.

Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.