Editora do IFPA lança livros digitais

• Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 20h14
  • Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 20h31

A Editora do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou, na manhã do dia 05 de fevereiro, o evento de lançamento dos e-books "Entendendo as engrenagens da educação profissional" Parte I, II, III, organizados por Luísa Helena Silva de Sousa, Júlio Nonato Silva Nascimento, e Lucivânia Pereira de Carvalho, e "Transformações na cultura escolar: a práxis curricular nas escolas municipais do campo dos Polos Piçarra e Itupiranga do Campus Rural de Marabá", da autora Rosemeri Scalabrin.

A mesa de abertura foi composta pelo Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, pelo Revisor de texto da Editora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Olliver Rosa, e pelo Coordenador da Editora IFPA, Herodoto da Silva. Claudio Alex destacou a importância de publicar um livro que reflita as particularidades da região. “Sem dúvida alguma, escrever um livro é algo que não está restrito apenas ao escopo da pesquisa, mas traz muita carga de toda experiência, de todas as vivências que os autores têm ao longo de sua trajetória. O IFPA está em todas as regiões de integração do estado e isso mostra esses vários olhares e realidades do povo da Amazônia, em especial do nosso estado, que é tão rico e diverso, e essas publicações refletem isso”, disse o Reitor.

Após a mesa de abertura, houve um momento para que os autores falassem sobre as obras lançadas. Os livros constituintes da obra “Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional” apresentam os resultados concretos da formação profissional nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação, atentos à reorganização dos processos educativos, cidadania e mundo do trabalho. A obra mostra as ações coletivas, desenvolvidas pedagogicamente pelos profissionais e discentes.

“Nosso intuito foi explicitar como funciona todo esse envolvimento dentro da instituição até chegar no nosso aluno e esse processo não é só entre professor e aluno, mas passa por instâncias de gestão e administração. Nessa perspectiva, o que nós queríamos mostrar é que, para que a educação seja firmada, é necessário que exista de fato uma perfeita harmonia entre essas engrenagens”, explica Luísa Helena de Sousa, uma das organizadoras da obra.

O livro "Transformações na cultura escolar: a práxis curricular nas escolas municipais do campo dos Polos Piçarra e Itupiranga do Campus Rural de Marabá" reflete sobre as práticas curriculares dos professores do campo da rede municipal de Piçarra e de Itupiranga, à luz da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador de referência freireana, desenvolvidas no Campus Rural de Marabá em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação. A obra é o resultado das pesquisas realizadas no Pós-Doutoramento em Estudos Curriculares na Universidade do Minho-Braga/Portugal, sob a orientação do Professor Catedrático José Pacheco.

“Essa obra traz a vivência de um processo, onde professores, estudantes e gestão e comunidade são sujeitos do processo educativo e o conhecimento científico dialoga com o conhecimento popular, possibilitando que o conhecimento científico seja utilizado para desenvolver os problemas complexos existentes na realidade, portanto, o que essa educação propicia é que a gente construa conhecimento com sentido e com uso social para cada comunidade a partir das especificidades”, conta a autora, Rosemeri Scalabrin.

O encerramento do evento ficou por conta da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ana Paula Palheta, que também é Presidente do Conselho Editorial da Editora IFPA. “Quando a gente consegue efetivamente colocar obras na rua, fazer publicação, um momento como esse de lançamento mostra o quão poderosa é a nossa rede federal, o quanto ainda podemos fazer mudanças a partir de estruturas bem fundamentadas, pensadas e regidas, essa obras orientam o nossos caminhos, obras que falam sobre educação. Uma educação que não está voltada para algo abstrato, mas que dialoga profundamente com a nossa realidade de Instituição, localmente, e ao mesmo tempo permite pensar o que é global, o quanto da nossa identidade precisa se reolhar e se redimensionar a todo momento”, defendeu a Pró-Reitora.

Esses e outros e-books já publicados pela Editora podem ser baixados através do link https://proppg.ifpa.edu.br/e-books. A Editora do IFPA é vinculada à Proppg e tem como objetivo editar ou coeditar, publicar e divulgar trabalhos relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à pós-graduação e à inovação, tendo competência sobre o mérito, o exercício e a gestão dos projetos de publicação no âmbito do IFPA.