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Estudante do IFPA é pré-selecionado para etapa final do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020

  • Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h13
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h53
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Estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Tucuruí, João Vitor Cabral Lima, 18 anos, do curso Técnico em Agrimensura, teve projeto pré-selecionado na etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020. Esta é a 17ª edição do programa criado pela parceria entre a Secretaria de Educação e a Câmara dos Deputados. Para se inscrever, cada estudante devia elaborar um projeto de lei com o objetivo de buscar soluções para questões relativas ao contexto social, cultural ou econômico local.

A criação da “Conferência Brasileira de povos tradicionais pela Biodiversidade” foi o projeto proposto por João Vitor. “A ideia surge de uma preocupação ambiental e social frente a realidade enfrentada não só pelo estado do Pará, mas em todos os estados do Brasil. Aqui no nosso estado, a floresta amazônica se faz presente e a pesca movimenta a economia local. Com isso, é possível ver de perto a devastação que a floresta vem sofrendo e os impactos disso em nossa vida. Vemos também o desrespeito e os crimes cometidos contra as terras indígenas e a intolerância para com as comunidades tradicionais de forma geral. O projeto surge como uma tentativa não só de proteção do ambiente dessas populações, mas também como uma busca de direitos, representatividade e vida digna”, ressalta o aluno.

O jovem explica que ficou sabendo do Parlamento por meio de amigos que já participaram. “Eu vejo a política como uma forma de transformação e acredito que é possível fazer diferente. Não dá mais para esperar que outros façam. É preciso que nós ocupemos os espaços políticos e os façamos mais amplos, democráticos e inclusivos com mais negros, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+. É importante entender que a juventude não é o futuro. Somos o presente e estamos conquistando espaço agora”, afirma.

No IFPA, campus Tucuruí, João Vitor comenta que a professora Maria Lusinete da Silva, da disciplina de Língua Inglesa, faz toda a diferença na vida dos estudantes. “Ela é uma professora sensacional. Sempre animada, divertida, disposta a ajudar os alunos. Com ela não é só verbo "To be", não (hehehe). Penso que ela faz um importante trabalho. Está sempre divulgando oportunidades como os Jovens Embaixadores, o Parlamento Jovem Brasileiro e o Parlamento Juvenil do Mercosul. Se me permite, gostaria de divulgar aqui páginas nas redes sociais que fazem esse trabalho de divulgação: InspiraSonho, ImpactaJovem, ElasTEMpoder, Partiu Intercâmbio”, conclui.

 

O IFPA participou do PJB 2018

A egressa do Campus Bragança, Giselly Correa Barata, que representou o Pará no Parlamento Jovem Brasileiro em 2018, ressalta que o PJB é uma forma de crescimento. “Foi uma grande oportunidade de amadurecimento pessoal, formação cidadã e educação política. Pude vivenciar experiências fantásticas, conhecer várias pessoas e entre elas muitos jovens inspiradores do Brasil inteiro”.

Giselly explica que o mais importante não é só o Parlamento em si, ir a Brasília, e sim o que os jovens parlamentares fazem depois da participação no PJB. Como cada um conduz a própria experiência para que mais jovens paraenses possam ter a mesma oportunidade. Aos indicados deste ano, ela sugere que aproveitem bem. “Eu quero parabenizá-los. Só o fato de terem sido selecionados já revela o mérito de cada um e do meio onde estão inseridos. Peço que representem muito bem nosso Estado, pois o Pará tem uma história no Parlamento. Espero que vocês deem continuidade a tudo isso. Sejam vocês mesmos e deem o melhor de si.  Esta é uma chance muito importante que pode mudar a vida de vocês como mudou a minha”, conclui.

 

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa da Câmara dos Deputados, voltado aos alunos do ensino médio, das escolas públicas e privadas, para vivenciarem o dia a dia dos deputados, em Brasília, por uma semana.

O objetivo do PJB é que esses jovens vivenciem o exercício da representatividade democrática, aprendendo sobre a elaboração de leis, participação em debates de temas de grande importância para o país, possam apresentar e defender seus projetos sobre uma problemática da sociedade. Tenham oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e de opinar de forma crítica sobre diversos temas, sempre com respeito à diversidade de opiniões.

As inscrições no PJB ocorreram entre 30 de março e 30 de junho. Os Projetos de Lei foram submetidos à pré-seleção estadual, o resultado foi divulgado em 10 de agosto. Os selecionados nesta etapa concorrem na etapa nacional, cujo resultado será divulgado amanhã, 18 de setembro.

No Pará, 12 projetos foram pré-selecionados para etapa final. Destes, serão selecionados três. Os autores tomarão posse e deve exercer o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Caso a proposta do aluno do IFPA seja escolhida poderá integrar os 78 melhores projetos de lei do País.

Saiba mais sobre o PJB: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem

 

 

 

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