Estudante do IFPA é pré-selecionado para etapa final do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h13
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h53

Estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Tucuruí, João Vitor Cabral Lima, 18 anos, do curso Técnico em Agrimensura, teve projeto pré-selecionado na etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020. Esta é a 17ª edição do programa criado pela parceria entre a Secretaria de Educação e a Câmara dos Deputados. Para se inscrever, cada estudante devia elaborar um projeto de lei com o objetivo de buscar soluções para questões relativas ao contexto social, cultural ou econômico local.

A criação da “Conferência Brasileira de povos tradicionais pela Biodiversidade” foi o projeto proposto por João Vitor. “A ideia surge de uma preocupação ambiental e social frente a realidade enfrentada não só pelo estado do Pará, mas em todos os estados do Brasil. Aqui no nosso estado, a floresta amazônica se faz presente e a pesca movimenta a economia local. Com isso, é possível ver de perto a devastação que a floresta vem sofrendo e os impactos disso em nossa vida. Vemos também o desrespeito e os crimes cometidos contra as terras indígenas e a intolerância para com as comunidades tradicionais de forma geral. O projeto surge como uma tentativa não só de proteção do ambiente dessas populações, mas também como uma busca de direitos, representatividade e vida digna”, ressalta o aluno.

O jovem explica que ficou sabendo do Parlamento por meio de amigos que já participaram. “Eu vejo a política como uma forma de transformação e acredito que é possível fazer diferente. Não dá mais para esperar que outros façam. É preciso que nós ocupemos os espaços políticos e os façamos mais amplos, democráticos e inclusivos com mais negros, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+. É importante entender que a juventude não é o futuro. Somos o presente e estamos conquistando espaço agora”, afirma.

No IFPA, campus Tucuruí, João Vitor comenta que a professora Maria Lusinete da Silva, da disciplina de Língua Inglesa, faz toda a diferença na vida dos estudantes. “Ela é uma professora sensacional. Sempre animada, divertida, disposta a ajudar os alunos. Com ela não é só verbo "To be", não (hehehe). Penso que ela faz um importante trabalho. Está sempre divulgando oportunidades como os Jovens Embaixadores, o Parlamento Jovem Brasileiro e o Parlamento Juvenil do Mercosul. Se me permite, gostaria de divulgar aqui páginas nas redes sociais que fazem esse trabalho de divulgação: InspiraSonho, ImpactaJovem, ElasTEMpoder, Partiu Intercâmbio”, conclui.

O IFPA participou do PJB 2018

A egressa do Campus Bragança, Giselly Correa Barata, que representou o Pará no Parlamento Jovem Brasileiro em 2018, ressalta que o PJB é uma forma de crescimento. “Foi uma grande oportunidade de amadurecimento pessoal, formação cidadã e educação política. Pude vivenciar experiências fantásticas, conhecer várias pessoas e entre elas muitos jovens inspiradores do Brasil inteiro”.

Giselly explica que o mais importante não é só o Parlamento em si, ir a Brasília, e sim o que os jovens parlamentares fazem depois da participação no PJB. Como cada um conduz a própria experiência para que mais jovens paraenses possam ter a mesma oportunidade. Aos indicados deste ano, ela sugere que aproveitem bem. “Eu quero parabenizá-los. Só o fato de terem sido selecionados já revela o mérito de cada um e do meio onde estão inseridos. Peço que representem muito bem nosso Estado, pois o Pará tem uma história no Parlamento. Espero que vocês deem continuidade a tudo isso. Sejam vocês mesmos e deem o melhor de si.  Esta é uma chance muito importante que pode mudar a vida de vocês como mudou a minha”, conclui.

Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa da Câmara dos Deputados, voltado aos alunos do ensino médio, das escolas públicas e privadas, para vivenciarem o dia a dia dos deputados, em Brasília, por uma semana.

O objetivo do PJB é que esses jovens vivenciem o exercício da representatividade democrática, aprendendo sobre a elaboração de leis, participação em debates de temas de grande importância para o país, possam apresentar e defender seus projetos sobre uma problemática da sociedade. Tenham oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e de opinar de forma crítica sobre diversos temas, sempre com respeito à diversidade de opiniões.

As inscrições no PJB ocorreram entre 30 de março e 30 de junho. Os Projetos de Lei foram submetidos à pré-seleção estadual, o resultado foi divulgado em 10 de agosto. Os selecionados nesta etapa concorrem na etapa nacional, cujo resultado será divulgado amanhã, 18 de setembro.

No Pará, 12 projetos foram pré-selecionados para etapa final. Destes, serão selecionados três. Os autores tomarão posse e deve exercer o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Caso a proposta do aluno do IFPA seja escolhida poderá integrar os 78 melhores projetos de lei do País.

Saiba mais sobre o PJB: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem