IFPA lança E-Books de psicologia voltados aos estudantes

Composto por três volumes, o título apresenta 15 temas para o autoconhecimento e equilíbrio emocional

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 01h39
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 11h45

As psicólogas dos campi e Reitoria do Instituto Federal do Pará (IFPA) elaboraram três coletâneas intituladas Orientações psicológicas para tempos de pandemia. Direcionados aos estudantes, os temas foram tratados em linguagem clara, sincera, profissional e afetuosa para abrir e manter o diálogo com os jovens e ajudá-los a vencer com mais criatividade e habilidade emocional a tantas mudanças, informações impactantes, sentimentos de incertezas, tristezas e angústias cada vez mais presente na vida de todos por conta da Covid-19.

As autoras são psicólogas do Programa de Educação Socioemocional do IFPA vinculado à Pró-reitora de Ensino (Proen). “Precisamos lembrar que a pandemia ainda não acabou, e cuidar da nossa saúde mental é fundamental para nos mantermos fortalecidos na nossa rotina de cuidados e prevenção. As Orientações Psicológicas sugeridas nestes E-books são totalmente possíveis de serem colocadas em prática”, esclarece a psicóloga do IFPA, campus Tucuruí, Ana Carolina Leal Folha de Castro.

A Introdução da obra é comum aos três volumes e traz, de forma resumida, dados históricos sobre o início e evolução da pandemia de SARS-Cov-2 no mundo, no Brasil, no Pará e no IFPA. Cada volume aborda cinco temas. No Volume 1, o leitor descobre a importância do cuidado pessoal apesar do isolamento social, compreende as razões pelas quais algumas pessoas insistem em negar a pandemia, reflete como lidar com o luto e as perdas, como lidar com as relações familiares e tem oportunidade de conhecer o serviço de acolhimento psicológico oferecido no IFPA.

No Volume 2, as psicólogas abordam rotinas de estudos, a qualidade do sono, como enfrentar a ansiedade, dão sugestões e dicas para acalmar. Buscam orientar quando é hora de procurar atendimento psicológico. No Volume 3, apresentam dicas de como enfrentar o medo, a depressão, fazem refletir sobre a importância de se ter uma rede de apoio psicossocial, o uso das ferramentas tecnológicas que aproximam e o cuidado com o outro diante da pandemia de Covid-19.

Os três volumes do E-book e os materiais informativos produzidos pelo IFPA podem ser acessados nos links:

Orientações Psicológicas em Tempo de Pandemia (Vol 01)

Orientações Psicológicas em Tempo de Pandemia (Vol 02)

Orientações Psicológicas em Tempo de Pandemia (Vol 03)

Contem conosco!