IFPA sobe ao pódio na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h38
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h42
  • Acessos: 2066

Alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, além de indicações para outras competições

A participação do Instituto Federal do Pará (IFPA) na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) trouxe bons resultados. Os alunos conquistaram medalha de ouro no Judô e no Atletismo, prata no Handebol Masculino e bronze no Futebol de Campo Masculino e no Judô por equipe Masculino. Além de subir ao lugar mais alto do pódio, Karool Yallys Ramos da Silva, ouro no Atletismo, foi classificada para representar o Pará nos jogos da juventude, e Flávio William de Souza Silva, destaque no Judô, foi convocado para a seleção paraolímpica brasileira, já que possui um alto grau de deficiência visual.

Karool da Silva, do Campus Castanhal, é bi campeã na modalidade salto em altura, e conta que o atletismo significou muito para o seu desenvolvimento. “O esporte não é apenas uma competição, vai além disso, o esporte me ajudou em diversas coisas na minha vida, foi o suporte principal para o meu amadurecimento e crescimento como uma pessoa melhor, uma aluna melhor. Além disso, ter ganhado a 1° fase dos jogos da juventude foi algo surreal para mim, lá consegui ultrapassar mais uma barreira”, afirma a atleta.

Para a aluna, o apoio dos professores do IFPA foi fundamental na sua trajetória no esporte. “Ser campeã nacional é uma sensação incrível, a auto satisfação de saber que todo o seu esforço valeu a pena é algo gratificante. Eu pratico esse esporte desde o ano passado e sou muito grata ao professor Kley por sempre estar me incentivando e me ajudando a ser uma atleta melhor, uma pessoa melhor. Agradeço também à professora Shirley, que nunca mediu esforços para sempre estar comigo, nessa caminhada”, diz Karool da Silva.

O estudante William de Souza tem uma trajetória mais antiga no esporte, ele começou quando era criança e já treinou Futebol e Natação, mas foi no Judô que se encontrou. “Comecei a praticar Judô em 2008, minha mãe que me incentivava e o Judô foi me cativando, também fui incentivado pelo sensei Luiz Augusto, que viu meu potencial desde cedo e soube lidar com minha hiperatividade de forma produtiva, mas até então eu só via o Judô como uma forma de extravasar minha energia e me divertir. Minha primeira medalha foi na copa Baetinha de judô em Belém, no ano de 2009, de lá pra cá eu não era muito focado em competições, pois eu não tinha recursos financeiros para participar das competições e isso me desmotivou um pouco, mas nunca desisti do judô”, conta William de Souza.

Com o apoio dos professores e da família, o aluno conseguiu conquistar o ouro na etapa nacional do JIF e vai para São Paulo, para representar o Pará nas Paraolimpíadas. “Eu me sinto muito feliz por ter conseguido ganhar a etapa nacional do JIF 2019, esse é o meu último ano de JIF e consegui fechar com chave de ouro. E sobre ser convocado para as Paraolimpíadas, honestamente eu nunca tinha pensado em algo do tipo antes, competir com pessoas de algo grau de miopia assim como eu, afinal sempre lutei com pessoas de boa visão em relação a minha, sempre procurei me adaptar a isso”, comemora o atleta.

A etapa nacional do JIF aconteceu em Guarapari, no Espírito Santo. O IFPA participou com uma delegação composta por 45 atletas, dos campi Marabá Rural, Tucuruí, Belém, Castanhal e Bragança. Os alunos jogaram nas modalidades: atletismo feminino e masculino, basquete masculino, futebol, futsal feminino, handebol feminino e masculino, judô masculino e vôlei de praia.

A etapa estadual do JIF foi realizada entre os dias 14 e 18 de agosto, no Campus Belém. A etapa regional não aconteceu e os 30 Institutos participantes foram definidos por sorteio. Essa mudança foi uma particularidade da edição de 2019 dos Jogos, visto que a etapa nacional foi organizada para comemorar os 10 anos da criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Texto: Lívea Colares | Jornalista | ASCOM IFPA Reitoria