Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e Unifesspa assinam acordo de cooperação técnica

IFPA e Unifesspa assinam acordo de cooperação técnica

• Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 12h48
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 12h53

Nesta segunda-feira, 23, às 9h, o IFPA Campus Marabá Industrial e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) assinaram um acordo de cooperação técnica entre as unidades federais que contribuirá para o desenvolvimento do ensino. Os Reitores do IFPA e da Unifeespa, Claúdio Alex da Rocha e Maurílio de Abreu Monteiro, respectivamente, participaram da cerimônia representando as instituições. Estiveram presentes na cerimônia representantes do Exército e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O acordo foi assinado no auditório do Campus I da Unifesspa e prevê uma parceria muito importante para a continuidade e prestação de serviços adequados à comunidade acadêmica. Entre os principais pontos da cooperação estão: utilização de salas de aulas, laboratórios e auditório, além da participação de alunos e professores em grupos de pesquisa.

Cláudio Alex da Rocha destaca que a parceria com a universidade será muito proveitosa. “É uma grande oportunidade para todos, mas principalmente para os nossos alunos que poderão ampliar o conhecimento em pesquisa e fazer uso da infraestrutua da Unifesspa, além de podermos, também, ampliar e ofertar cursos em parceria, fortalecendo a pesquisa e extensão”.

A aluna de Controle Ambiental do Campus Marabá Industrial, Bárbara Heloisa Saraiva, ficou bem satisfeita com o acordo e disse que isso melhorar ainda mais o ensino no campus. “Em certos momentos queremos fazer algum trabalhado de pesquisa mais focado em determinada área, mas acaba não indo pra frente porque barramos na questão da estrutura do nosso campus que ainda é pequena, então a Unifesspa vai nos ajudar a suprir essa necessidade, assim como poderemos ajudá-los em outras demandas”.

O diretor do Marabá Industrial, Marcelo Maia, também enfatizou a importância desta parceria e disse que a sociedade ganha muito, pois contará com duas instituições mais fortes e preparadas para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos.

Já para Maurílio Monteiro esse é um momento muito especial para as instituições. “Estamos aprimorando esta parceria com a possibilidade de ampliar os nossos trabalhos visto que no momento não temos outra saída frente à crise orçamentária e financeira que o país está passando. Ganha mais importância, ainda, porque este acordo acontece justamente quando o IFPA inicia a discussão sobre o seu PDI, deixando claro que a integração entre as instituições de ensino é fundamental”, destacou o Reitor da Unifesspa.

PDI em discussão

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal do Pará (IFPA) em ação conjunta com o Campus Marabá Industrial realizarão no período de 23 a 26 de abril, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) localizado na Folha 31, a Oficina de Planejamento Estratégico Participativo que visa a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) para o período de 2019 a 2023, ouse já, para os próximos cinco anos.

O objetivo é reunir a comunidade acadêmica para pensar a nova missão, visão e valores, assim como orientar quanto aos objetivos e metas institucionais e mapeamento de risco do PDI. Todos são convidados a participar: diretores, coordenadores, membros das comissões locais, alunos, professores, técnicos administrativos, pais, imprensa, comunidade e representantes de empresas locais.

As discussões ocorrerão nos horários de 8h as 12h e de 14h as 18h. É uma oportunidade para os cidadãos contribuírem de forma significativa para a construção do planejamento do instituto buscando um ensino de qualidade e democrático que atenda aos anseios da comunidade acadêmica e da sociedade.

O Pró-reitor Raimundo Sanches falou sobre a importância das discussões para a construção do PDI. “É um esforço que temos que fazer para planejar os próximos cinco anos do IFPA, traçando nossas metas e estratégias de forma participativa e coletiva, pois este documento será da comunidade do instituto e não poderá ser alterado posteriormente sendo obrigatória a sua observância. Assim, a participação do aluno é fundamental, pois é por ele e para eles que nós existimos, a presença deles aqui defendo sua posição é muito relevante para nós, assim como o técnico e professor, cada um falando de seus anseios”.

Eliane Cardoso - Ascom – Campus Marabá Industrial