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Nota pública | Reordenamento das Unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

  • Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 22h18
  • Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 22h18
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Reordenamento das Unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Circula pela internet, e pelo whatsapp, um documento intitulado “Simulações para Reordenamento das Unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” que propõe, de maneira não-oficial, a divisão de onze (11)* Institutos Federais, incluindo o Instituto Federal do Pará.

Neste sentido, o IFPA Informa que não participou da criação deste documento e não foi consultado sobre esses estudos. A gestão do IFPA não se opõe a criação de novos Institutos no Pará, porém esta “simulação para reordenamento” não coaduna com o que entendemos como razoável para o progresso da educação profissional e tecnológica no estado do Pará.

No mais, o posicionamento do IFPA está completamente alinhado com o do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) conforme segue:

Nota pública (Conif)

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vem a público reiterar que a defesa da consolidação das unidades já existentes – algumas ainda com lacunas a serem preenchidas – está entre as demandas prioritárias do colegiado, bem como esclarece que não pactua com quaisquer iniciativas que transponham o alcance da plena estabilidade dos campi em funcionamento.

Sobretudo nesta fase de grande instabilidade política e econômica, seria desconexo, intempestivo e precipitado dividir e/ou reordenar os institutos federais. Dessa forma, o Conif diverge enfaticamente dessa possibilidade, cuja proposta está sendo conduzida de maneira isolada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e sobre a qual, até o momento, o colegiado não foi oficialmente informado.

O conselho esclarece ainda que todas as instituições e unidades anteriormente implantadas foram concebidas a partir de um processo participativo para garantir a oferta qualificada de educação profissional e tecnológica pública nas diferentes regiões brasileiras. Portanto, considera-se imprescindível que essa metodologia de trabalho seja preservada, de modo que todos os entes envolvidos possam contribuir para o fortalecimento da Rede Federal como um projeto de Estado.

Sendo assim, o Conif se posiciona contrário a interferências na atual distribuição dos campi, o que impactaria principalmente nas comunidades locais, e reivindica participação na construção de futuras propostas de crescimento da Rede Federal, desde que isso ocorra democraticamente e em momento propício, após a plena consolidação das instituições já implantadas, o que significa adequações de orçamento, infraestrutura e quadro de pessoal.

 

* Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal Baiano, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal de Pernambuco, Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal da Paraíba, Instituto Federal do Pará.

 

 

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