Página inicial > Últimas Notícias > IFPA inaugura prédio do CTEAD

• Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 00h25
  • Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 00h57

Centro de Tecnologia em Educação a Distância passa a ter prédio próprio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) inaugurou o Centro de Tecnologia em Educação a Distância (CTEAD). O evento aconteceu na tarde da terça-feira, 27 de março, no prédio construído na área onde funciona a Reitoria do Instituto no Bairro Castanheira, Belém. Diante dos servidores das pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas, diretores dos campi e dos membros do Conselho Superior (CONSUP), também foi assinada a ordem de serviço para dar início às obras de restauração do prédio principal da Reitoria.

A arquitetura da obra é moderna, com fachadas de vidro para aproveitar a luz natural, totalmente acessível, duas portas com abertura automática, com rampas para cadeiras de rodas, um elevador para acesso ao segundo piso, salas amplas e climatizadas. Com esta obra, pretende-se proporcionar conforto laboral a todos os servidores, explica o Reitor Claudio Alex. “Agora teremos um espaço mais adequado e apropriado para o desenvolvimento dos trabalhos com mais excelência ainda. Teremos a sala de vídeo conferência que será multiuso - espaço de capacitação, de reunião do Codir e Consup. Este espaço é de todos do IFPA, inclusive dos campi”, fez questão de ressaltar o Reitor.

“A Educação a Distância, enquanto unidade organizacional do IFPA, faz parte da Pró-reitoria de Ensino. Tão logo seja submetido ao Consup o projeto de institucionalização desta modalidade de ensino, passaremos a ser um Centro conforme prevê a lei dos Institutos. Atualmente trabalhamos com 9 servidores e 3 colaboradores, bolsistas da Rede e-Tec Brasil.  A nossa equipe não trabalha sozinha, precisa de articulação com todos os outros para o desenvolvimento de Educação a Distância e utilização de tecnologia de informação para o processo de ensino e aprendizagem para a formação presencial. Vamos precisar articular com todas as pró-reitorias, com as Diretorias sistêmicas, sobre tudo com os campi. Nós vamos ofertar cursos nossos sim, mas serão cursos de capacitação e formação para Educação a Distância. Agradecemos a todos que, direta e indiretamente, trabalharam para tornar este prédio uma realidade. Olhando esta obra, para suas dimensões e para a beleza, aumenta ainda mais a responsabilidade e o desejo de oferecer à instituição uma educação a distância com qualidade para cumprir a missão que está em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Tudo o que se pensa para o ensino, pesquisa e extensão presencial, também deve ser pensado para o ensino a distância. Para tanto, precisamos trabalhar de maneira integrada. Este deve ser o esforço de todos. Com este prédio, teremos condições de atender mais pessoas”, comentou o Coordenador do CTEAD, Márcio Wariss Monteiro.

O técnico audiovisual do CTEAD, Lériton da Silva Brito, considerou importante a entrega do prédio mudança definitiva. “Como este é um espaço próprio, pensado para o CTEAD, com estúdio e estrutura adequada à oferta de Educação a Distância penso que iremos produzir videoaulas com a qualidade que o IFPA almeja alcançar. Ter todas as pró-reitorias e coordenações próximas facilitará a articulação.”, avaliou Lériton.

Neste primeiro momento, o espaço do CTEAD abrigará as Pró-reitorias de Extensão, de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa (Proex), Pós-Graduação e Inovação (Proppg), o Gabinete da Reitora, a Assessoria de Comunicação (Ascom) e as Diretorias de Gestão de Pessoas (DGP) e de Tecnologia de Informação (DTI).

As ordens de serviço assinadas, na ocasião, são de obras licitadas no ano passado, resultado do trabalho da Pró-reitoria de Administração que conseguiu realizar todos os tramites. “O prédio do CTEAD, no futuro, também será espaço para capacitação dos servidores. O edifício garagem também passará por restauração. Lá funcionará o refeitório para 50 pessoas; um espaço de convivência, de descanso nos intervalos. E, também, funcionará o nosso arquivo”, assegurou o Reitor.

Agradecimentos

O Reitor, se dirigindo com brincadeira ao Diretor do Campus Ananindeua, agradeceu a forma generosa como foram acolhidos os servidores nos campi de Ananindeua. Ao final, fez questão de apresentar toda a equipe que compõe o CTEAD.

CTEAD

O CTEAD é ligado à Pró-reitoria de Ensino do IFPA e, desde 2017, estava funcionando provisoriamente nos campi Ananindeua e Belém. Com o novo prédio, passará a contar com mais espaço, além de uma estrutura moderna com estúdio para elaboração das videoaulas e conferências.   Atualmente oferece dois cursos: Técnico em Informática, pela Rede e-Tec Brasil, e de Técnico em Informática para Internet, pelo MedioTec, ambos programas governamentais. São 759 alunos, distribuídos em 14 polos em municípios do Estado. “Com a instauração do CTEAD, o objetivo é ampliar esses números com recursos próprios da instituição, bem como desenvolver pesquisas sobre tecnologias educacionais e capacitações a docentes e técnicos para o trabalho com EaD”, explica a jornalista do CTEAD, Íris de Araújo Jatene.

O Centro de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CTEAD) do IFPA foi planejado com o objetivo de institucionalizar a Educação a Distância como uma das modalidades de ensino e aprendizagem. Cabe ao CTEAD o papel de desenvolver, em parceria com as pró-reitorias, políticas e metodologias que empreguem a EaD como paradigma educacional, organização e a elaboração de material didático, a capacitação de docentes e técnicos, bem como servir de suporte aos cursos a distância, semipresenciais e presenciais que utilizem tecnologias da informação e da comunicação.

Equipe atual do CTEAD

Coordenador Geral: Márcio Wariss Monteiro