Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA ofertará mestrado em inovação tecnológica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA ofertará mestrado em inovação tecnológica

Edital do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação deve ser publicado ainda neste semestre

  • Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 20h15
  • Última atualização em Sexta, 30 de Março de 2018, 15h11
imagem sem descrição.

 

Nesta semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) finalizou o processo de avaliação e credenciou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) como um dos novos Pontos Focais no Brasil para ofertar o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).

A proposta para sediar a oferta do ProfNIT foi submetida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA em 2017 à Capes. “Esse credenciamento oportunizará mais uma oferta de curso Stricto sensu no Instituto. A ação é de extrema importância para o IFPA, pois trata-se de um curso de Mestrado com o propósito de qualificar profissionais que estão em ambientes promotores de inovação e que dialoga, de forma muito próxima, com nossa atividade de Pesquisa e Inovação. Nessa proposta foram envolvidos 13 docentes permanentes, sendo 12 do IFPA de quatro campi diferentes", esclarecer a Pró-reitora, Ana Paula Palheta Santana.

O edital do ProfNIT está previsto para ser publicado em breve. "Por se tratar de uma oferta em Rede, o IFPA está aguardando a Comissão Acadêmica Nacional deliberar sobre o calendário de oferta dos novos Pontos Focais, mas espera-se que façamos o lançamento do edital de Processo seletivo ainda no primeiro semestre de 2018", conclui Ana Paula.

Para o Reitor do IFPA, Prof. Claudio Alex Jorge da Rocha, esta ação demonstra o compromisso e o empenho institucional no sentido de ampliar as ofertas de Pós-Graduação stricto sensu no Instituto e, por conseguinte, o incremento das oportunidades de formação de profissionais, incluindo os nossos servidores, da melhoria do ambiente acadêmico para inovação e da promoção e desenvolvimento de competências que entendemos ser determinantes para fazer frente aos desafios para o desenvolvimento, em especial de nossa Região. O Reitor complementa que, com esse credenciamento, o IFPA, em três anos, dobrou o número de oferta de cursos de Mestrado e ainda aguarda o resultado das submissões de novos cursos realizadas em 2017.

 

Saiba o que é ProfNIT

O ProfNIT é um curso de pós-graduação, um mestrado em Rede Nacional, resultado das iniciativas do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, articulado com instituições de ensino superior.O programa busca desenvolver senso crítico e aperfeiçoamento das competências profissionais dentro dos Núcleos de Inovações Tecnológicas (NITs). Os estudantes, após concluírem a formação, estarão capacitados a atuar de forma a promover a inovação, em âmbito empresarial, governamental ou acadêmico.

O ProfNIT foi elaborado para formar mestres que atuem na interface entre as ações disciplinares e os ambientes de inovação. Além disso, este mestrado contribui para a ampliação de senso crítico para futuros programas institucionais de pós-graduação em Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PIETT. O programa visa atender a demanda por profissionais com formação sólida nas suas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs. O público alvo são graduados que atuam nas competências obrigatórias por Lei dos NITs, professores, servidores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e, também, agentes de inovação atuantes em indústrias ou outros ambientes produtivos.

Desde 2016, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o polo coordenador do ProfNIT. No IFPA, o Ponto Focal será o Campus Belém e está ligado a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG).

 

Mais informações:

http://www.profnit.org.br/

 

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página