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IFPA Campus Bragança é destaque na Revista Amazônia Viva

  • Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 13h59
  • Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 13h59
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Experimentação investigativa facilita o ensino/aprendizado de alunos sobre a 1ª Lei de Newton

Embora previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e, há tempos, estudado por teóricos do conhecimento cognitivo como Jean Piaget e Lev Vygotsky, o ensino por investigação ainda não é uma prática muito comum no Ensino Médio. Diante desta percepção, o professor de Física, Fábio Andrade de Moura, do Campus Bragança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), sentiu a necessidade de realizar pesquisas bibliográficas sobre o assunto. A partir das quais constatou a inexistência de vasta literatura sobre a aplicabilidade do método em sala de aula, fato que o motivo a desenvolver a própria pesquisa de mestrado em torno do tema.  

O método desenvolvido por Fábio Moura, para ensinar a 1ª Lei de Newton, aos alunos do curso de Edificações, foi matéria na Edição de janeiro da Revista Amazônia Viva, um suplemento do Jornal O Liberal. Na reportagem, que ocupa três páginas, da pag. 40 à 42, o professor explica que a experimentação investigativa facilita a assimilação de conceitos da disciplina de Física. O processo se desenvolve em cinco etapas, cujo principal objetivo é motivar o estudante a realiza a própria investigação. As etapas conduzem-no à dedução do conhecimento científico sobre o assunto em questão, estimulando-o a adotar uma postura mais ativa diante do processo de aprendizado dos conceitos fundamentais a partir de situações-problemas do cotidiano debatidos em sala de aula.

Acesse aqui: http://bit.ly/AmazoniaVivaIFPA

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