ENCCEJA 2017

• Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 21h07
  • Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 18h05

======================  PUBLICADO EM 07 DE MARÇO DE 2018  ======================

Procedimentos para emissão de Certificado de Ensino Médio, ou Declaração de Proficiência ou Declaração Parcial de Proficiência com base nos resultados do Exame  Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA, Ensino Médio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.

DIRETRIZES NORMATIVAS

Resolução nº 25/2018 de 01 março de 2018 - CONSUP | IFPA

Portaria nº 147 de 04 de setembro de 2008 - INEP | MEC

Portaria nº 3.415 de 21 de outubro de 2004 - Ministério da Educação | MEC

Edital nº 43, de 24 de julho de 2017 -  ENCCEJA Nacional 2017

PROCEDIMENTOS & FORMULÁRIOS

Guia de Certificação (Versão preliminar)

Requerimento para Certificação ENCCEJA

Declaração que não concluiu o ensino médio regular

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO ENCCEJA

CAMPUS ABAETETUBA

CAMPUS ALTAMIRA

CAMPUS ANANINDEUA

CAMPUS BELÉM

CAMPUS BRAGANÇA

CAMPUS BREVES

CAMPUS CAMETÁ

CAMPUS CASTANHAL

CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

CAMPUS INDUSTRIAL DE MARABÁ

CAMPUS ITAITUBA

CAMPUS ÓBIDOS

CAMPUS PARAGOMINAS

CAMPUS PARAUAPEBAS

CAMPUS RURAL DE MARABÁ

CAMPUS SANTARÉM

CAMPUS TUCURUÍ

======================  PUBLICADO EM 06 DE FEVEREIRO DE 2018  ======================

SOBRE AS NOTAS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou na tarde do dia 05/02/2018, no ambiente virtual, as notas dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, Ensino Médio, realizado no ano de 2017.

Os participantes que obtiveram, no mínimo, 100,0 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento, e 5,0 (cinco) na Redação, poderão solicitar certificação equivalente ao Ensino Médio em um dos campi do IFPA, conforme informado pelo estudante no ato de sua inscrição.

SOBRE A CERTIFICAÇÃO

Os participantes devem se dirigir ao setor de protocolo do campus escolhido no ato da inscrição no ENCCEJA 2017 presencialmente, pessoalmente ou através de procurador legalmente constituído para este fim, e abrir processo com o Requerimento para certificação ENCCEJA devidamente preenchido e assinado, indicando se a solicitação trata de certificação ou declaração de proficiência ou declaração parcial de proficiência, conforme as notas alcançadas, anexando a documentação abaixo indicada:

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cédula de identidade;

- CPF;

- Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;

- Documento Militar (de alistamento, de reservista ou de dispensa) para homens maiores de 18 anos;

- Comprovante atualizado de residência com CEP;

- Boletim Individual de resultados do ENCCEJA impresso por meio do site do INEP;

- Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENCCEJA de edições anteriores, quando for o caso;

- Declaração que não possui o ensino médio completo;

- 01 (uma) pasta porta documento de plástico transparente com aba elástica;

- 01 (uma) foto 3x4.

O participante deve ter 18 (dezoito) anos completos até a data de 19/11/2017, data da realização do exame nacional.

Informamos que o IFPA ainda não recebeu orientações do Ministério da Educação (MEC) sobre emissão de certificado, entretanto, os participantes já podem solicitar o referido documento, que terá o prazo de até 60 (sessenta) dias para emissão, bem como a declaração de proficiência ou declaração parcial de proficiência, que poderá ser emitida de imediato.

O estudante que não obtiver as notas mínimas para certificação de proficiência do Ensino Médio, caso tenha obtido a pontuação mínima exigida em alguma área de conhecimento, terá direito à declaração parcial de proficiência apenas nas provas em que obteve êxito.

Os campi do IFPA certificadores do ENCCEJA Ensino Médio 2017:

CAMPUS ABAETETUBA

CAMPUS ALTAMIRA

CAMPUS ANANIDEUA

CAMPUS BELÉM

CAMPUS BRAGANÇA

CAMPUS BREVES

CAMPUS CAMETÁ

CAMPUS CASTANHAL

CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

CAMPUS ITAITUBA

CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL

CAMPUS MARABÁ RURAL

CAMPUS ÓBIDOS

CAMPUS PARAGOMINAS

CAMPUS PARAUAPEBAS

CAMPUS SANTARÉM

CAMPUS TUCURUÍ

======================  PUBLICADO EM 02 DE FEVEREIRO DE 2018  ======================

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou do dia 24/01/2018 em seu sítio eletrônico que os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), ano 2017, serão divulgados no dia 5 de fevereiro. As notas serão disponibilizadas a partir das 18h, na Página do Participante, no endereço eletrônico

No estado do Pará os participantes que obtiverem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, conforme indicado no ato da inscrição no Exame para solicitação de certificação de conclusão do Ensino Médio.

E aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem também se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, conforme indicado no ato da inscrição e solicitar a declaração parcial de proficiência.

IFPA

O IFPA é uma das instituições certificadoras do ENCCEJA 2017 e a partir do dia 06 de fevereiro de 2018 disponibilizará em seu site www.ifpa.edu.br todos os procedimentos e orientações para certificação de conclusão do Ensino Médio e para emissão da declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do Encceja Nacional 2017 para o referido nível de ensino.