Página inicial > Últimas Notícias > IFPA é destaques na Revista Amazônia Viva

IFPA é destaques na Revista Amazônia Viva

• Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 14h18
  • Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 15h29

Professores e alunos apresentam suas pesquisas e projetos na área de “Robótica, sustentabilidade e educação” e na área de “Gestão de Recursos Naturais”

Com foco na sustentabilidade e criação de emprego, cursos de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém e Breves, foram destaques, no mês de dezembro, na Revista Amazônia Viva, um dos suplementos mensais do jornal O Liberal.

Leia a revista: https://issuu.com/amazoniaviva/docs/75_av_dez_2017_web

Assim como no editorial, a Revista destacou o trabalho desenvolvido pelo IFPA, na primeira matéria da edição, páginas 9-10, intitulada “Pelo Futuro da Floresta”. O foco do trabalho de pesquisadores e estudantes é preservar e tornar viável o manejo dos recursos naturais para geração de renda. A reportagem chama a atenção do leitor para a importância da parceria firmada entre o IFPA e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) para fortalecer o projeto de Manejo Florestal Comunitário e Familiar desenvolvido na região. Os alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada, assim como os do curso Tecnológico de Recursos Naturais têm a oportunidade de participar do projeto já se preparando para o mercado de trabalho.

Na matéria Robôs de Sucata, pag. 32 a 39, o destaque do IFPA foi a área de “Robótica, sustentabilidade e educação”, dos cursos de Engenharia de Controle de Automação e do curso técnico em Eletrônica, coordenada pelas professoras Rejane Araújo e Selma Freire. As professoras destacam que, em aula, os estudantes são incentivados a construírem protótipos de robôs feitos de sucatas eletrônicas. Estes produtos são desenvolvidos de modo a pensar facilidades às áreas de saúde, engenharia e meio ambiente. O uso de descartes eletrônicos, hardware e software livres, em aula, ampliam as possibilidades de aprendizado em robótica devido o baixo custo, podendo vir a ser fonte de renda para comunidades de baixa renda, livrar o meio ambiente de elementos tóxicos.

Professores e alunos, ao explicarem seus projetos, revelam o compromisso do IFPA em formar engenheiros e técnicos conscientes da importância de práticas sustentáveis para proteger o meio ambiente. As aulas são mais que estudo ou diversão, buscam despertar a consciência crítica e comprometimento dos alunos com a sociedade para a problemática do descarte seguro e reaproveitamento de materiais eletrônicos passíveis de reciclagem.

Leia a revista: https://issuu.com/amazoniaviva/docs/75_av_dez_2017_web