Página inicial > Últimas Notícias > IGC 2016 - IFPA permanece com conceito satisfatório junto ao MEC

IGC 2016 - IFPA permanece com conceito satisfatório junto ao MEC

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 19h30
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 19h44

Pelo terceiro ano consecutivo, o IFPA obteve nota 3 no Índice Geral de Cursos – IGC, conceito atribuído anualmente pelo MEC às Instituições de Ensino Superior, que atesta a qualidade da educação ofertada, com base nas notas de seus cursos de graduação e pós-graduação. O IGC é calculado com base nas avaliações realizadas ao longo dos últimos três anos, com cursos de graduação e pós-graduação de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. As notas atribuídas por meio do IGC variam de 1 a 5, sendo que a nota 3 expressa um perfil satisfatório de qualidade.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de novembro de 2017, após a divulgação dos Conceitos Preliminares de Curso – CPC dos cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE em 2016, e reflete o trabalho desenvolvido por nosso Instituto no ensino de graduação e pós-graduação em seus diversos campi ao longo dos últimos anos.

Comparando com os resultados dos anos anteriores, é possível verificar uma tendência de melhoria que vem se acentuando no IFPA, especialmente a partir de 2014. Desde então, as notas obtidas por nosso Instituto o colocam dentre as IES avaliadas satisfatoriamente pelo MEC.

Obs: o conceito 3 é atribuída quando a IES obtém nota com valor contínuo de 1,945 a 2,945.

Fonte: INEP

Quatro cursos do IFPA participaram do ENADE em 2016: Agronomia (Campus Castanhal), Agronomia (Campus Conceição do Araguaia), Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Bragança) e Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Conceição do Araguaia). O destaque do IFPA em 2016 foi o Curso de Agronomia do Campus Castanhal, que obteve o conceito 4 tanto no ENADE quanto no CPC. Os cursos de Agronomia do Campus Conceição do Araguaia e de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Bragança tiraram nota 3 nos dois conceitos. O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Conceição do Araguaia obteve nota 1 no ENADE e 2 no CPC. O bom desempenho da maioria dos cursos do IFPA contribuiu para a elevação do IGC 2016 do IFPA.

Com o resultado, o Curso de Agronomia do Campus Castanhal alcançou um grande feito, obtendo nota 4 nas três avaliações externas realizadas pelo INEP. O curso já havia obtido 4 no Conceito de Curso – CC, atribuído a partir de visita de avaliação in loco realizada em 2013. Com a publicação de hoje no DOU, o curso agora possui uma nota excelente em todas as avaliações do MEC (CC, CPC e ENADE).

O resultado do IGC do IFPA atende uma meta de seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que previa a obtenção de conceito 3 em 2017 (referente à média dos resultados dos anos de 2014 a 2016). Para 2018, o PDI prevê a obtenção de conceito 4, o que passaria a expressar um perfil muito bom de qualidade.

Considerando que 14 cursos do IFPA participaram do ENADE 2017 (responsável pela composição de 70% do CPC, cuja prova ocorreu neste domingo, 26 de novembro de 2017), as orientações sobre os procedimentos a serem adotados pelo IFPA nos processos de avaliação interna e externa (dentre os quais está o ENADE) que passaram a vigorar a partir da publicação da Instrução Normativa 01/2017-PROEN, e o momento de ascendência de nosso Instituto em relação aos processos avaliativos do MEC, há boas expectativas de que obtenhamos IGC 4 em 2018, coroando o trabalho empreendido pela reitoria e por todos os campi nos últimos anos.

Para mais informações sobre IGC, CPC e ENADE, consulte http://portal.inep.gov.br/conceito-preliminar-de-curso-cpc-

Veja as notas do IGC e CPC do IFPA, publicadas no DOU (código do IFPA – 1813; código dos cursos: Agronomia Castanhal – 1122910; Agronomia Conceição do Araguaia – 1153898; Tecnologia em Gestão Ambiental Conceição do Araguaia – 1153899; Tecnologia em Gestão Ambiental Bragança – 1155843):

Dou 1 Portaria IGC caput

Dou 2 IGC IFPA