Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota de Pesar

  • Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 21h04
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 21h05

 

O Instituto Federal do Pará lamenta o prematuro falecimento do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Cesares Pinto, ocorrido na manhã deste sábado, 2/12, após um ano de intensa luta contra o câncer.

Natural de Rio Grande, Casares atuava no magistério há mais de 34 anos, sempre na área de educação profissional e tecnológica. Começou a carreira no Colégio Técnico Professor Mário Alquati, atual Campus Rio Grande do IFRS. Atuou como diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos e como pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos (2013/2015).

Como professor e gestor, Osvaldo dedicou a maior parte dos seus 55 anos de vida à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual orgulhosamente também foi estudante. Eleito reitor, em 2016 passou a fazer parte do Conif como membro do colegiado, sempre engajado e defensor da educação profissional pública, gratuita e de qualidade.    

Neste momento de irreparável perda, o IFPA expressa, consternado, solidariedade aos familiares e amigos.

 

Trajetória – Engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia Civil. Graduado em Matemática, concluiu curso técnico em Eletrotécnica no Colégio Técnico Industrial. Professor do IFRS, ingressou na Rede Federal em 1983. Foi diretor-geral do Colégio Técnico Industrial (CTI), de 2005 a 2009, e do campus Rio Grande do IFRS, de 2009 a 2013. No mesmo ano, assumiu a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, permanecendo na função até 2016, quando tomou posse como reitor. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página