Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza Reunião das equipes dos NAPNE’s

IFPA realiza Reunião das equipes dos NAPNE’s

• Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 02h00
  • Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 02h01

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), foi o mote de uma reunião realizada ontem (30), no Auditório da Biblioteca do Campus Belém. Voltado para as equipes que compõem os Núcleos, o encontro também foi transmitido online para que pudesse alcançar todos os Campi do IFPA.

O principal objetivo do encontro era alinhar a atuação de todos os NAPNES atuantes nos campi. “Queremos trabalhar agora pra que a gente consiga ter uma unidade de ações do NAPNE, até porque nós vamos receber agora, com a política de cotas, esse estudante com deficiência e o IFPA precisa estar preparado para esse momento, então essa reunião é pra que a gente consiga fazer uma base e consiga trabalhar com esses alunos”, explica a Chefe do Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Selma Silva.

A programação iniciou com a palestra “Implementação institucional e acadêmica da inclusão no contexto do IFPA”, ministrada por Felipe Linhares, que atua no atendimento especializado, vinculado à coordenadoria da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). A reunião também contou com um momento de apresentação da Minuta de Resolução do NAPNE, o documento foi discutido e recebeu contribuições dos campi. Para encerrar, fez-se um planejamento de ações para 2018.

Para a Revisora de texto em braile do Campus Tucuruí, Edna Trindade, o encontro foi uma oportunidade de trocar conhecimentos e enriquecer o trabalho realizado pelas equipes. “A gente troca experiências, a gente conhece a necessidade dos outros campi, a gente traz a experiência da gente e isso deve acontecer mais, porque a gente cresce junto, a importância é essa, o objetivo é esse, é crescer junto”, destaca a Revisora.

A implantação e o fortalecimento dos NAPNE’s em todos os campi do IFPA é uma das metas stabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O Núcleo trabalha com alunos com deficiência, atendendo-os e auxiliando-os no processo de aprendizagem em sala de aula. O objetivo é que em 2018 haja outro encontro das equipes, para continuar firmando os Núcleos no Instituto.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria