Página inicial > Últimas Notícias > CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFPA

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFPA

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 19h02
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 19h05

Diante de problemas ocorridos em recente pesquisa realizada no Sistema Integrado de Gestão do IFPA (SIG), composto pelos sistemas SIGAA, SIPAC, SIGP e SIGPP, e diante da proximidade da pesquisa de autoavaliação institucional do exercício 2017, consideramos de suma importância esclarecer a comunidade acadêmica sobre alguns pontos.

Inicialmente é importante esclarecer que os dados de identificação dos participantes são sigilosos e são utilizados na análise apenas para classificação das repostas por categoria (técnico-administrativo, docente e discente), por unidade (campi e Reitoria) e por curso. Dessa forma, ressalta-se a anonimato da pesquisa, com a garantia de que não haverá divulgação ou repasse de informações para gestores e comunidade interna/externa vinculando os dados de identificação dos respondentes às suas respectivas respostas. Ressalta-se também que em todas as edições anteriores da pesquisa de autoavaliação institucional nunca houveram problemas quanto ao vazamento de dados de identificação e respostas dos participantes. Portanto, a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) Institucional, juntamente com as CPAs Locais dos Campi, reforçam seu comprometimento quanto ao sigilo e ao anonimato da pesquisa.

Além disso, informamos que a aplicação do questionário de autoavaliação por meio do SIG faz-se necessária para poder assegurar que apenas a comunidade acadêmica do IFPA participará da pesquisa, evitando assim que pessoas externas possam acessar a pesquisa. Essa é uma recomendação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) que especifica como comunidade acadêmica os docentes, os técnico-administrativos, os discentes da instituição e a sociedade civil organizada.

Aproveitamos ainda para reforçar a importância da participação de todos na pesquisa de autoavaliação. Porquanto participando você exercerá o direito de opinar sobre os assuntos relativos aos serviços prestados por esta Instituição de Ensino Superior (IES), bem como tornar-se sujeito ativo das mudanças na instituição, pois a partir dos resultados da autoavaliação os gestores e colegiados poderão elaborar seus planejamentos e propor planos de melhorias para a instituição baseados na opinião da comunidade acadêmica. Portanto, quanto mais pessoas participarem, maior será a confiabilidade da pesquisa e a efetividade dos seus resultados para melhoria da instituição.

Por fim, vale ressaltar que tanto a CPA Institucional quanto as CPAs Locais dos Campi do IFPA são comissões autônomas aos conselhos e demais órgãos colegiados da instituição, são compostas por representantes de todas as categorias supracitadas que compõem comunidade acadêmica e têm por atribuições a condução dos processos de avaliação internos (autoavaliação) da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Desde já, agradecemos a compreensão e participação de todos os discentes, docentes e técnico-administrativos do IFPA.

Texto: Comissão Própria de Autoavaliação Institucional do IFPA