Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza Oficina de Mapeamento e Implantação de Gestão por Processos

IFPA realiza Oficina de Mapeamento e Implantação de Gestão por Processos

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 15h25
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 21h57

Gestores, Pró-Reitores, Diretores sistêmicos e dos Campi participaram da “Oficina de Mapeamento e Implantação de Gestão por Processos”, realizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Parte do projeto de implantação de Gestão Pública no IFPA, a Oficina capacitou servidores para um mapeamento dos processos no âmbito de cada uma das unidades, com vistas à implantação da cultura do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Com o mapeamento, pretende-se identificar como funcionam os processos e quais atividades são desenvolvidas para que atinjam seu objetivo final. Identificar o passo a passo, desde a entrada até o final, discriminando por quantas pessoas e setores esse processo passa e, a partir disso, entender o trabalho que está sendo feito é o principal objetivo desse mapeamento, a fim de melhorar esses processos e diminuir o tempo de entrega de algum serviço para a sociedade.

A intenção é identificar gargalos e dificuldades que podem estar interferindo no caminho percorrido pelos processos e, assim, propor ações de melhoria. “Às vezes o processo é muito longo, se você mapear é possível cortar algumas dessas etapas e fornecer um serviço mais rápido e mais eficiente para o seu público-alvo, as pessoas a quem você atende, e isso vale para todos os setores, vale para todos os departamentos, diretorias, para todas as reitorias, todas as pró-reitorias, por exemplo, do IFPA”, explica o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Raimundo Sanches.

O próximo passo após a Oficina é implantar a Gestão de Processos no Instituto, desenvolvendo as atividades da melhor maneira possível e com mais eficiência. “A ideia é que depois nós venhamos a implantar esse Gespública, que é um programa maior, que é uma visão que nós fazemos junto ao Governo Federal, pra que nossa Instituição esteja funcionando, por exemplo, em conformidade com aquilo que a gestão maior do Governo Federal quer que a gente funcione”, completa Raimundo Sanches.

O Gespública é um programa do Governo Federal que visa melhorar as atividades desenvolvidas pelas Instituições Federais, mobilizando a administração pública brasileira na direção da geração de resultados. O principal objetivo é apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão e de seus impactos junto aos cidadãos.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Daniela Sousa e Héden Franco | ASCOM IFPA Reitoria