Página inicial > Últimas Notícias > SICTI e SIMIT superaram as expectativas

SICTI e SIMIT superaram as expectativas

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 15h48
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 15h56

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) realizou, de 17 a 20 de outubro, o IX Seminário de Iniciação, Científica Tecnológica e Inovação - IX SICTI, a VI Jornada Científica e o II Simpósio de Inovação Tecnológica – SIMIT em Santarém, com expressiva  participação da comunidade acadêmica do IFPA.

Nesta edição do II SIMIT, de acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG), o número de participantes cresceu consideravelmente. “Com essa edição conseguimos consolidar o Simpósio de Inovação Tecnológica no IFPA. Tivemos 70 inscritos no SIMIT, no ano passado. Este ano, tivemos 200 participantes. As temáticas dos trabalhos foram muito relevantes, apresentando projetos que trataram da inovação da instituição nas três vertentes possíveis - inovação educacional, tecnológica e social. Isso mostra que, apesar das dificuldades e obstáculos enfrentados, há um enorme potencial do IFPA, além de estimular técnicos e docentes a realizarem projetos de inovação de alta qualidade”, informou a Pró-Reitora, Ana Paula Palheta.

Hoje o SICTI já é um dos principais eventos de integração do IFPA que subsidia as ações acadêmicas. “Durante o evento reunimo-nos com os gestores de Pesquisa, Inovação e Tecnologia dos campi do IFPA para tratar das ações da Pró-Reitoria e definir as diretrizes a serem trabalhadas no ano de 2018. A partir desse diálogo, os campi podem se organizar e propor ações. Assim, o SICTI, além de momento para a apresentação das pesquisas em Iniciação Científica, nos oportuniza um encontro de gestão, maior integralização das atividades em pesquisa e extensão. Nos garante, também, um momento em que os alunos aprendem e ensinam, tornando nossa formação discente em uma formação completa e diferenciada desde o Ensino Médio”, concluiu a Pró-Reitora.

Evento em números

O SICTI já é um evento consolidado e aguardado pela comunidade acadêmica do IFPA, dada sua importância para a visibilidade das pesquisas desenvolvidas. Este ano o destaque foi a organização do evento que, apesar das restrições orçamentárias para realizá-lo no Campus de Santarém, por conta da logística e custos de transporte para alunos, conseguiu fazer um evento grandioso, superando as dificuldades. “No SICTI tivemos mais de 700 participantes. Pelo menos 71 avaliadores para os mais de 200 trabalhos apresentados nas modalidades pôster e oral. Contamos com a participação de 58 servidores”, precisou a Pró-Reitora.

Ao todo, foram apresentados 72 trabalhos na área de Ciências Agrárias, 31 em Biológica, 64 em Ciências Exatas, 39 em Ciências Humanas, 21 em Ciências Sociais Aplicadas, 51 em Engenharias, 6 em Línguas, letras e artes e 45 em Multidisciplinar.

Agradecimentos

“Nesta edição do SICTI, agradecemos de forma especial à equipe do IFPA Campus Santarém que não mediu esforços para conseguir êxito e garantir qualidade à realização desse evento. Em nome da Pró-Reitoria parabenizo a todos os campi pelo empenho em levar seus alunos para participarem dos Seminários de Iniciação Científica. A equipe aqui da Pró-Reitoria está de parabéns pela dedicação e esforço para viabilizar a realização do SICTI e SIMIT. E, por fim, destaco a atuação do Reitor, professor Cláudio Alex, que tem sido um grande apoiador das atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição, fazendo uma gestão com grande diferencial”, assegurou a Pró-Reitora.

Destaques do SICTI

“Entre os trabalhados apresentados, percebemos uma tendência ao desenvolvimento de aplicativos de apoio à gestão. Seja da gestão da pesquisa ou formação de bancos de dados para garimpar currículos e encontrar um perfil adequado à proposta. Até apresentando aplicativos para sala de aula, em que o professor possa fazer uso. A cada trabalho desenvolvido, a gente tem percebido um despertar para a vocação de desenvolvimento de tecnologias para a área educacional. Cresce a participação das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, ambas ficavam um pouco à parte em razão de não estarem muito aderente à inovação tecnológica, mas têm conseguido, com orientação dos professores, desenvolverem trabalhos com qualidade, que acabam alçando esse patamar de divulgação dentro do Seminário de Iniciação Científica”, observou a Pró-Reitora.

A Pró-Reitora adiantou que no ano de 2018, o SICTI será sediado pelo IFPA Campus Parauapebas.

Confira os destaques nas categorias Oral e Pôsteres

Melhores Trabalhos na Categoria ORAL

1º Lugar

Título: ANÁLISE TEÓRICA-EXPERIMENTAL DO CAMINHO DE SOLIDIFICAÇÃO DA LIGA AL-7%SI-0,3%MG

Área: Engenharia

Campus: Belém

Aluna: Carolina Rizziolli Barbosa

Orientador: Otávio Fernandes Lima da Rocha

2º Lugar

Título: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES VOLTADO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Área: Engenharia

Campus: Tucuruí

Aluno: Thiago Felipe Matos de Araújo

Orientadora: Fabiola Graziela Noronha Barros

3º Lugar

Título: A CITOLOGIA E A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS AO COGNITIVO DOS ALUNOS SURDOS

Área: Multidisciplinar

Campus: Tucuruí

Aluno: Walisson de Sousa Costa

Orientadora: Maíra Vasconcelos da Silva Padilha

Melhores Trabalhos na Categoria PÔSTER

1º Lugar

Título: A QUANTIFICAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO DOS TIPOS DE VEGETAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA.

Área: EXATAS

Campus: Bragança

Aluno: VICTOR MARCELO SOUSA SILVA

Orientador: José Antonio Renan Bernardi

2º Lugar

Título: LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON: ANÁLISE DE TEMPERATURAS EM LAJOTAS CERÂMICAS 40X40CM COM PEI II E PEI III.

Área: Engenharias

Campus: Santarém